INVISÍVEIS DOS CONFINS: A “AGROVILA” CALÚCIA NO CONTEXTO DA DISPERSÃO URBANA DE CASTANHAL/PA

Autores

  • Kelly Virginia Santos do Vale Universidade do Estado do Pará
  • Willame de Oliveira Ribeiro Universidade do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v15i37.5684

Palavras-chave:

dispersão urbana, ocupações precárias, Castanhal, “agrovila” Calúcia

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a produção do espaço na “agrovila” Calúcia e o papel que ela desempenha no âmbito da expansão urbana de Castanhal, no Estado do Pará. Os procedimentos metodológicos realizados consistiram em revisão bibliográfica; levantamento documental; abordagem exploratória da área de estudo, com coleta de dados por meio da observação dirigida; realização de entrevistas semiestruturadas com moradores da Calúcia e com gestores públicos. Mediante a análise dos dados coletados se verificou que este espaço, mesmo mantendo certos conteúdos ligados ao campo, tem evidenciado a lógica da dispersão urbana, servindo de moradia para grupos sociais precariamente incluídos, aos quais foi negado o direito à cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kelly Virginia Santos do Vale, Universidade do Estado do Pará

Graduada em Geografia pela Universidade do Estado do Pará e membro do Grupo de Pesquisa Geografia do Pará Urbano - GeoPUrb.

Willame de Oliveira Ribeiro, Universidade do Estado do Pará

Geógrafo, Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Pará - UFPA e Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista – UNESP/FCT/Campus Presidente Prudente. Professor Assistente IV da Universidade do Estado do Pará – UEPA e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UEPA.

Downloads

Publicado

02/05/2021