A PAISAGEM URBANA DAS PEQUENAS CIDADES DO DELTA DO RIO AMAZONAS E AS POLÍTICAS PÚBLICAS: AS ESCALAS DECISÓRIAS E O LOCAL
DOI:
https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v12i30.4925Palavras-chave:
paisagem, pequenas cidades, cidades ribeirinhas, Delta do rio AmazonasResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar uma avaliação da relação entre políticas públicas territoriais e seus reflexos na paisagem das pequenas cidades do Delta do Rio Amazônia, a partir de um estudo comparativo das cidades de Afuá e Ponta de Pedras, no estado do Pará, e Mazagão, no estado do Amapá. A partir da avaliação de variáveis de infraestrutura (acesso à água, esgoto e energia elétrica) e serviços públicos, dentro de um enquadramento paisagístico, observou-se que as políticas públicas presentes neste aspecto visível possibilitam a apreensão de obstáculos ou possibilidades, na negação ou não, das realidades peculiares dessas pequenas cidades. A existência de obras atrasadas, obras que destoam da realidade e da necessidade local e de serviços básicos ausentes, essas ações, estabelecidas a partir de marcos regulatórios pensadas no urbano metropolitano, contribuem para aumentar a dificuldade de melhoria da qualidade de vida da população. Ainda assim, essas políticas são produtoras do espaço vivido nessas pequenas cidades que buscam, nesta urbanidade, as suas (dessa população) esperanças.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 ACTA GEOGRÁFICA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
PORTUGUÊS A Revista ACTA Geográfica deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista ACTA Geográfica.
ENGLISH ACTA Geográfica Journal will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to ACTA Geográfica Journal.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.