Expressões da centralidade econômica de Balsas no cenário regional sulmaranhense: apontamentos a partir da especialização da atividade comercial

Autores

  • JAILSON MACEDO SOUSA Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL
  • BEATRIZ RIBEIRO SOARES Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Uberlândia - PPGEO/UFU

DOI:

https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v16i42.4810

Palavras-chave:

Balsas, Agronegócio, Comércio, Centralidade econômica

Resumo

Resumo: Neste artigo, refletimos sobre aspectos essenciais do exercício da centralidade econômica e urbana assumidas pela cidade de Balsas no cenário regional Sulmaranhense. Esta análise, levou em consideração a realização de estudos teóricos e empíricos sobre os condi-cionantes históricos e sociais que são entendidos como fundamentais para uma leitura coerente do dinamismo socioeconômico assumido por esta cidade no cenário regional. Destarte, procurou-se entender as particularidades relacionadas à gênese e difusão dos processos de especialização das atividades terciárias, em particular, a atividade comercial e os seus vínculos com o desenvolvimento da agricultura moderna. Do ponto de vista metodológico, este exercício analítico fundamentou-se na adoção de estudos bibliográficos relativos à área temática investigada, sobretudo, os estudos que envolvem os processos de produção do espaço em áreas de cerrado que experimentaram desde 1980 intensa modernização agrícola. Associados a estes aspectos, também realizamos o tratamento de dados estatísticos e demográficos organizados por órgãos oficiais. É o caso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas - IBGE e o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos - IMESC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

JAILSON MACEDO SOUSA, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual do Maranhão (2001). Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2005). Doutorado Sanduíche em Geografia no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território - IGOT pela Universidade de Lisboa (2013) e Universidade Federal de Uberlândia (2015). Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre dinãmicas regional e urbanas da Amazônia Oriental - GERAMO. È professor Adjunto I da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: Cidade e Região; Cidades Médias; Pequenas Cidades; Análise Regional; Amazônia Oriental.

BEATRIZ RIBEIRO SOARES, Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Uberlândia - PPGEO/UFU

Possui graduação em Licenciatura Em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (1974), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1988) e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1995). É professora titular da Universidade Federal de Uberlândia, e docente permanente nos cursos de pós graduação em Geografia e Arquitetura da Universidade Federal de Uberlândia. É vice coordenadora da ReCime - Rede de pesquisadores sobre cidades médias. Diretora substituta do Instituto de Geografia - UFU. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento urbano regional, produção do espaço urbano e espaços urbanos não metropolitanos.

Downloads

Publicado

09/02/2023