OS GRANDES EMPREENDIMENTOS EM ÁREAS CÁRSTICAS NA AMAZÔNIA LEGAL BRASILEIRA: O CASO DO ESTADO DO TOCANTINS
DOI:
https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v13i33.4760Palavras-chave:
Carste, grandes empreendimentos, Amazônia Legal, Tocantins.Resumo
O ambiente cárstico é considerado um abrigo para a biodiversidade, com presença de elementos faunísticos e da flora quase que singulares. A diversidade ecológica deste ambiente inclui uma riqueza mineral importante do ponto de vista econômico, por isso a exploração destas áreas tem crescido significativamente. Importante ressaltar que o ambiente cavernícola é bastante frágil e suscetível a impactos ambientais severos. Mesmo assim, são alvos de implantação de empreendimentos altamente impactantes que podem trazer consequências irreversíveis a este ecossistema. Os grandes empreendimentos localizados na Amazônia Legal fazem parte de uma política desenvolvimentista para a região que pretere a grandeza socioambiental amazônica, incluindo o ambiente cárstico. Apesar de diferenças sutis os grandes empreendimentos implantados na Amazônia Legal utilizam a mesma estratégia em uma perspectiva desenvolvimentista nacional, com expressivos prejuízos socioambientais e descaso de medidas mitigadoras. Os empreendimentos em áreas cársticas quase sempre tem como objetivo principal a exploração dos componentes minerais presentes nas rochas. No entanto, outros empreendimentos são implementados com objetivo apenas espacial: como a construção de ferrovias e hidrelétricas. Desta forma, o objeto deste estudo é a análise da implementação dos grandes empreendimentos em áreas cársticas na Amazônia Legal, tendo como recorte espacial o estado do Tocantins. Baseando-se em uma metodologia sistêmica e interdisciplinar através da análise de três empreendimentos nas três fases do licenciamento ambiental. Os resultados apontam que o modelo desenvolvimentista implementado nos empreendimentos analisados segue a lógica dos demais projetos para a Amazônia Legal onde é perceptível a falta de planejamento e de gerenciamento ambientalmente adequado destas áreas.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 ACTA GEOGRÁFICA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
PORTUGUÊS A Revista ACTA Geográfica deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista ACTA Geográfica.
ENGLISH ACTA Geográfica Journal will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to ACTA Geográfica Journal.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.