O eixo rodoviário Natal-Caicó no sistema de movimentos do território potiguar
DOI:
https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v12i30.4662Palavras-chave:
Sistema de movimentos do território, Rio Grande do Norte, Eixo rodoviário Natal-Caicó, Fluidez territorial, Dinâmica urbana.Resumo
Entendemos o sistema de movimentos do território como uma importante base técnica que é incorporada ao território possibilitando-lhe qualidades materiais e organizacionais. Tal sistema se caracteriza pela indissociabilidade entre fixos (sistemas de engenharia) e fluxos (sistemas de circulação): aqueles servem para o desenvolvimento destes, balizando a circulação de produtos, pessoas e capitais. Com essa perspectiva teórica, nosso objetivo neste artigo é apreender a importância do eixo rodoviário Natal-Caicó no sistema de movimentos do Rio Grande do Norte. Dos eixos rodoviários que macroestruturam o território potiguar, assinalamos o Natal-Caicó, devido ao fato dele interligar municípios do interior e do litoral do estado, se destacar pelos fluxos intermunicipais de passageiros e se caracterizar por cidades cujo centro econômico é a rodovia que as atravessa. Assim, realizamos reflexões teóricas e análises de dados estatísticos e primários no sentido da compreensão da fluidez territorial e da dinâmica urbana do eixo rodoviário em questão. Essa compreensão nos leva à consideração final de que o eixo rodoviário Natal-Caicó é um subsistema de movimentos do território potiguar cuja economia urbana é segmentada em dois conteúdos: o do uso do território como um recurso a ser explorado, evidenciado pelas atividades do circuito superior da economia urbana; e o do uso do território como um abrigo para a sobrevivência dos pobres, desencadeado pelas atividades do circuito inferior.Downloads
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