Falhas de mercado e ineficiência paretiana: um estudo de caso do zona azul na cidade de Crato (CE)
DOI:
https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v16i42.4355Palavras-chave:
Tragédia dos Comuns, Congestionamento, Políticas Públicas.Resumo
Este artigo tem como objetivo identificar o perfil do usuário do Zona Azul na cidade de Crato (CE) após a implantação desse mesmo serviço e avaliar a eficiência da política de taxação pela utilização de um bem público evitando um problema conhecido na economia como “tragédia dos comuns”. Os dados foram coletados através de aplicação de questionários. A metodologia utilizada foi a tabular descritiva e aplicação de testes de comparação de médias, variância e proporção para identificar possíveis diferenças na utilização das vagas do Zona Azul antes e depois da cobrança pelo uso. Os resultados apontaram que o perfil do usuário é predominantemente homem, com nível de escolaridade com pelo menos segundo grau e renda elevada. A hipótese da tragédia dos comuns foi verificada uma vez que os testes indicaram diferenças significantes entre a utilização do sistema antes e após a cobrança. A política de taxação se mostrou eficiente uma vez que os usuários mostraram-se satisfeitos com o sistema e apontaram que ficou mais fácil encontrar vaga de estacionamento.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 ACTA GEOGRÁFICA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
PORTUGUÊS A Revista ACTA Geográfica deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista ACTA Geográfica.
ENGLISH ACTA Geográfica Journal will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to ACTA Geográfica Journal.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.