O Clima de Campos do Jordão e a Tuberculose no século XIX
DOI:
https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v11i25.4292Palavras-chave:
clima, tuberculose, Campos do Jordão.Resumo
Nos fins do século XIX e meados do século XX, a tuberculose - doença transmitida pelo bacilo de Koch - ocasionou um grande número de mortes no Brasil e no mundo. Acreditava-se que, para a cura dessa moléstia, seria necessário o isolamento dos tuberculosos, em instituições hospitalares, localizadas em cidades com condições climáticas consideradas como ideais. A razão para que isso se efetivasse ocorria porque vários pesquisadores e tisiologistas desse período acreditavam que o fator “clima” era primordial para o tratamento e a cura da tuberculose. Nesse contexto, a localidade de Campos do Jordão teve destaque, em função da sua elevada altitude e de suas condições climáticas, que foram analisadas e consideradas como excelentes para esse propósito. Já conhecida como a Suíça Brasileira, a localidade jordanense passou a ser procurada a partir do século XIX pelas pessoas acometidas pela tuberculose. Para o atendimento do grande número de tísicos, que provinham de vários lugares, foi construído um aparato sanatorial, que envolvia Pensões, Posto de Higiene, Dispensário, Sanatórios, dentre outros, proporcionando a Campos do Jordão o reconhecimento como a mais importante Estância Climática brasileira, comparável com as outras Estâncias Climáticas Europeias.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 ACTA GEOGRÁFICA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
PORTUGUÊS A Revista ACTA Geográfica deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista ACTA Geográfica.
ENGLISH ACTA Geográfica Journal will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to ACTA Geográfica Journal.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.