ECOTURISMO NO TOCANTINS: O EVENTO “RALLY DAS ÁGUAS” E AS TRANSFORMAÇÕES NA CIDADE DE ITACAJÁ
DOI:
https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v11i25.4180Palavras-chave:
Turismo, Lugar, Paisagem, Cidade pequena, Patrimônio.Resumo
Itacajá é um município tocantinense, que sedia, desde 2000, no mês de julho, o ‘Rally das Águas’ um evento que traz um aumento significativo de pessoas e movimenta a economia local. O ‘Rally das Águas’ consiste na descida dos participantes que usam boias, botes e outros equipamentos aquáticos em um percurso de 10 quilômetros pelas águas do rio Manoel Alves Pequeno. O evento tem atraído mais de 3.000 (três mil) pessoas, mudando a paisagem da cidade, que tem pouco mais de 7.000 (sete mil) pessoas, durante uma semana. Devido a grande participação de pessoas temos uma alteração na dinâmica da cidade e na paisagem local. Dado o impacto do evento na comunidade e as transformações que o mesmo tem causado nas relações sociais e ambientais, a presente pesquisa tem o objetivo de apresentar os resultados da investigação realizada sobre o patrimônio cultural da cidade de Itacajá e a importância que evento ‘Rally das Águas’ exerce sobre a comunidade e o ecoturismo regional.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 ACTA GEOGRÁFICA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
PORTUGUÊS A Revista ACTA Geográfica deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista ACTA Geográfica.
ENGLISH ACTA Geográfica Journal will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to ACTA Geográfica Journal.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.