MÉTODO MULTICRETERIAL HIERAQUIZADO PARA LOCAÇÃO DE ATERROS DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS, APLICADO NO ESTUDO DE VIABILIDADE DO MUNICÍPIO DE BENEVIDES – PARÁ
DOI:
https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v11i26.3593Palavras-chave:
Aterros, Resíduos, Locação, Modelo MulticriterialResumo
Este artigo apresenta um modelo simplificado de análise aplicado ao mapeamento de áreas adequadas à implantação de aterros de resíduos no município de Benevides, situado na Região Metropolitana de Belém. Com o modelo proposto, que determina um indicador de Viabilidade de Implantação de Aterro (VIA), foi possível identificar áreas com diferentes níveis de viabilidade em função de seis critérios de controle, formação geológica, cursos d’agua, habitações, distância de aeroportos, zonas especiais de interesse ambiental (ZEIA) e pontos de abastecimento de água; a partir dos quais foram gerados mapas de critérios. A superposição destes gerou um mapa de viabilidade que foi comparado com outra análise do VIA realizado por meio da discretização do território investigado e ponderações. Os resultados apontam para a existência de poucas áreas viáveis no município estudado, porém igualmente indicam que as ponderações do indicador proposto possibilitam a identificação de áreas passiveis de adequações. Concluiu-se, portanto, que o modelo proposto é viável como metodologia auxiliar de locação de aterros e que demonstrou que somente a sobreposição, sem definir grau de importância aos critérios, acaba por inviabilizar algumas áreas que poderiam ser adequadas para locar aterros sanitários futuramenteDownloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 ACTA GEOGRÁFICA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
PORTUGUÊS A Revista ACTA Geográfica deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista ACTA Geográfica.
ENGLISH ACTA Geográfica Journal will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to ACTA Geográfica Journal.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.