DUALIDADES DO ESPAÇO URBANO NO “NOVO” CAPITALISMO: REPRESENTAÇÕES E MEMÓRIAS EM VITÓRIA DA CONQUISTA E SANTO AMARO DA PURIFICAÇÃO

Autores

  • Roney Gusmao Carmo Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

DOI:

https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v9i19.2644

Palavras-chave:

espaço urbano, capitalismo, memória, representações.

Resumo

O presente artigo se ocupa em compreender as interrelações entre concreticidade e subjetividade na estrutura do espaço urbano, quando discursos, narrativas, signos e materializações se emaranham na (des) montagem dos cenários. Os municípios de Vitória da Conquista e Santo Amaro da Purificação, Bahia, foram lócus motivadores desta análise, principalmente porque os referidos espaços tem sido alvo de marcantes mudanças associadas à apropriação e ao abandono executado pelo capital. Para tal análise, foram realizadas entrevistas com a intenção de entender a forma pela qual os sujeitos interpretam as metamorfoses do espaço, associadas à dinâmica da história.

Downloads

Biografia do Autor

Roney Gusmao Carmo, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Doutor em Memória: Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. É professor adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB/CECULT, foi docente titular e coordenador de pesquisa e extensão da Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC. Também participa do grupo de estudo História, Trabalho e Educação, A Educação não-Escolar pelo Museu Pedagógico/UESB, coordena grupo de pesquisa em Memória, Espaço e Culturas - MESCLAS e desenvolve atividades de extensão articuladas ao referido grupo, atuando principalmente nos seguintes temas: memória, cultura, gentrificação, acumulação flexível, ideologia, espaço urbano.

Downloads

Publicado

05/07/2015

Edição

Seção

Artigos