O TURISMO RURAL EM SANTA MARIA – RS E A CONSTRUÇÃO DE NOVAS TERRITORIALIDADES.
DOI:
https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v9i21.2280Palabras clave:
Agricultura Familiar, Território, Desenvolvimento Rural Sustentável.Resumen
A inserção da pluriatividade na agricultura familiar assinala a presença de novas territorialidades, baseadas nas atividades do turismo rural que contribuem para a reprodução e permanência do homem no campo. Neste contexto, o turismo rural é visto como o conjunto de atividades desenvolvidas no meio rural, comprometido com a produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, bem como promovendo o resgate do patrimônio cultural e natural da comunidade envolvida. Neste sentido, o trabalho tem por objetivo analisar os processos e as dinâmicas colocadas no espaço rural de Santa Maria – RS desenvolvidas pela agricultura familiar baseadas no turismo rural como atividade de reprodução socioeconômica do e no campo. O turismo rural em Santa Maria apresenta-se como alternativa de desenvolvimento para os distritos e algumas propriedades rurais localizadas próximas a área urbana, destacando a procura pelos restaurantes que oferecem comida típica italiana e a beleza das paisagens naturais existentes no meio rural do município. O que se percebe é que em Santa Maria novas territorialidades estão surgindo o que vem articulando alguns territórios e fragmentando/marginalizando outros. Assim, os espaços dinamizados são aqueles que apresentam infraestrutura e serviços adequados para o turismo rural.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2015 ACTA GEOGRÁFICA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
PORTUGUÊS A Revista ACTA Geográfica deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista ACTA Geográfica.
ENGLISH ACTA Geográfica Journal will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to ACTA Geográfica Journal.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.