MAPEAMENTO DA DENSIDADE DE ACIDENTES COM CICLISTAS NA CIDADE DE MONTES CLAROS/MG
DOI:
https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v9i21.2105Palabras clave:
TNM, acidentes, SIG.Resumen
O Transporte Não Motorizado (TNM), em que a bicicleta é o maior destaque, é usado em cidades de países ricos como meio transporte, com isso, houve melhorias no sistema de transporte desses espaços urbanos. No entanto, essa não é a realidade das cidades brasileiras, onde os ciclistas encontram dificuldades diversas para usarem a bicicleta como meio de transporte seguro. O incentivo a esse tipo de transporte perpassa por ações estruturantes da cidade para oferecer vias seguras para os usuários desse tipo de transporte, haja vista que a bicicleta é mais vulnerável a acidentes, além da fragilidade que coloca a vida do ciclista em risco. A cidade mineira de Montes Claros possui sistema viário precário para o tamanho da frota de veículos motorizados, dessa forma, incentivar meios alternativos, como o TNM seria uma medida para melhorar a qualidade do trânsito urbano. A falta de condições adequadas para o uso da bicicleta, além das péssimas condições das vias e o congestionamento torna diário acidente com ciclistas na cidade de Montes Claros. Nesse contexto, este trabalho objetivou analisar a concentração dos acidentes com ciclistas na cidade de Montes Claros. Para tanto, foi aplicado o método de densidade de kernel, através do Sistema de Informações Geográficas (SIG). A identificação dos pontos de maior ocorrência de acidentes envolvendo ciclistas nas vias urbanas de Montes Claros mostrou a dificuldade em compatibilizar os dados de diferentes órgãos públicos, além de apontar a concentração dos acidentes nas principais vias da cidade. Os resultados apontam para a necessidade de criação de estruturas de transporte especificas para os ciclistas que disputam espaço no trânsito com carros e motos, consequentemente, acabam sendo vítimas de acidentes.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2015 ACTA GEOGRÁFICA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
PORTUGUÊS A Revista ACTA Geográfica deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista ACTA Geográfica.
ENGLISH ACTA Geográfica Journal will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to ACTA Geográfica Journal.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.