A prática extensionista – análise dos projetos de ATER no Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v8i17.1424Palabras clave:
extensão rural, assistência técnica, política de ATER, imediatismo,Resumen
O objetivo deste trabalho é analisar e contextualizar os desafios da prática extensionista e o imediatismo dos projetos de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER). O foco são os projetos das entidades executoras vencedoras das chamadas públicas da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) coordenadas pelo Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (DATER). No primeiro momento, abordamos brevemente noções sobre as conquistas dos movimentos sociais, o acesso limitado das políticas públicas e a subjetividade na escolha do público beneficiário dos programas e projetos de ATER. Em seguida, trata-se da forma de trabalho dos extensionistas, a necessidade de mudança na metodologia de coleta de dados e informações de campo, ultrapassando apenas aspectos técnicos. Discute-se o uso de questionários padrões em distintas realidades, limitando a elaboração de futuros projetos. Desse modo, surgem problemas na construção de diagnósticos, pois os idealizadores dos projetos de cooperação técnica, em certa medida, desconsideram aspectos regionais, culturais, históricos e sociais. Por outro lado, são inúmeros problemas de ordem infraestrutura e logística que atrasam ou dificultam o trabalho dos extensionistas. Adiciona-se a isso, a necessidade de cumprir metas e alcançar resultados em curto espaço de tempo. De outra forma, talvez um trabalho em longo prazo torna-se um meio de compreensão mais apurada da complexidade do meio rural e das famílias agricultoras e, através da ação extensionista continuada, possa constituir avanços na prática social e nas políticas para o espaço rural.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2015 ACTA GEOGRÁFICA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
PORTUGUÊS A Revista ACTA Geográfica deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista ACTA Geográfica.
ENGLISH ACTA Geográfica Journal will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to ACTA Geográfica Journal.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.