Igreja católica e missão social na Amazônia Ocidental

um estudo de caso dos projetos sociais do Santuário Nossa Senhora Aparecida no Estado do Amazonas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v19i53.8611

Palabras clave:

Amazônia, Missionários Redentoristas, Ações Sociais

Resumen

Durante contextos de crise social, econômica ou sanitária, as ações sociais realizadas pelas instituições religiosas constroem importantes redes de solidariedade aos indivíduos em situação de vulnerabilidade, fortalecendo laços sociais e restaurando as suas esperanças. Em Manaus-AM, o Santuário Nossa Senhora Aparecida configura-se como uma das instituições religiosas mais relevantes do catolicismo local, exercendo expressiva influência na vida espiritual, social e cultural da comunidade. Tendo em vista a sua importância religiosa e social para as famílias em situação de vulnerabilidade em Manaus-AM e em outros municípios da Amazônia ocidental, este estudo tem como propósito principal identificar e analisar as ações sociais historicamente desenvolvidas pelo Santuário junto à população urbana e rural. O estudo aborda, ademais, as ações atualmente em desenvolvimento, como, por exemplo, o Projeto Social Redentorista (PROJAR), e analisa a percepção dos fiéis acerca da importância e do impacto dessas iniciativas na dinâmica comunitária. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, utilizando como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, o trabalho de campo, entrevistas semiestruturadas e o monitoramento das mídias sociais da instituição. Os resultados evidenciam a relevância da atuação social dos padres redentoristas, especialmente em períodos nos quais o Estado se mostra ausente ou insuficiente para atender às demandas essenciais da população. Observa-se, ainda, que a atuação do Santuário ultrapassa os limites geográficos de Manaus-AM, estendendo-se a outros municípios da Amazônia ocidental.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Raphael Fernando Diniz, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Geógrafo. Docente (Professor Adjunto C - Nível 1) do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEOG) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus-AM. Coordenador dos cursos de Licenciatura em Geografia Noturno (IH22) - 2024-2026 - e Bacharelado em Geografia (IH07-B) - 2023-2026.** Pós-Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Jataí-GO - 2018-2020 - (DOCFIX-CAPES-FAPEG). Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - FCT-UNESP - Campus de Presidente Prudente/SP. Estágio de Pesquisa no Exterior - Université du Maine (Le Mans Université a partir de 2017-2018), Le Mans, France, Unité Mixte de Recherche Espaces et Sociétés (ESO UMR 6590) - ESO Le Mans. Graduado e Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais - UMFG - Campus Pampulha-Belo-Horizonte/MG. ** Vice-Líder do Grupo de Pesquisas TERRA, ÁGUA SOCIEDADE - Núcleo de Estudos em Geografia do Instituto de Geociências - IGC - da UFMG. Membro do Grupo de Estudos Dinâmica Regional e Agropecuária (GEDRA) - FCT/UNESP, Presidente Prudente/SP. Membro do Grupo de pesquisa Rede DATALUTA, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Presidente Prudente/SP. Vice-Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas das Dinâmicas Agrárias do Cerrado - Universidade Federal de Jataí (UFJ). Membro do Grupo de Pesquisas Dabukuri - Planejamento e Gestão do Território na Amazônia. ** Parecerista ad hoc desde 2014 de alguns dos principais periódicos do campo da Geografia, do Direito, da Extensão Rural e de áreas interdisciplinares. ** Membro da Equipe Editorial da Revista GEONORTE. ** Desenvolve trabalhos acadêmicos com ênfase nas seguintes áreas: Geografia Agrária, Questão Agrária, Agricultura Familiar, Desenvolvimento Rural, Agroecologia, Sistemas Agroflorestais, Sociobiodiversidade, Cultura Camponesa, Comunidades Remanescentes de Quilombos, Etnogeografia, Assistência Técnica e Extensão Rural - ATER, Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural - PNATER. 

Citas

CUNHA, J. Ética teológica da ação social da Igreja. Humanística e Teologia, Faculdade de Teologia, Porto, Portugal, v. 39, n. 1, p. 133-145, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.34632/humanisticaeteologia.2018.9439

DUARTE, D. M. Manaus entre o passado e o presente. 1. ed. Manaus: Ed. Mídia Ponto Comm, 2009. 296 p.

GERHARDT, T. E.; SOUZA, A. C. de. Aspectos teóricos e conceituais. In: GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. (Org.) Métodos de pesquisa. Universidade Aberta do Brasil – UAB, Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009, p. 31-42.

HOLANDA, V. B. de. Ação social e Igreja Católica: um estudo a partir do trabalho realizado na Pastoral da Criança, de Acarape - CE. In: SIMPÓSIO SUDESTE: GÊNERO E RELIGIÃO: VIOLÊNCIA, FUNDAMENTALISMOS E POLÍTICA, 2., Recife, 2016. Anais... Simpósio Sudeste: Gênero e religião: Violência, fundamentalismos e política. Recife-PE: Associação Brasileira de História da Religião (ABHR), 2016. p. 1-14. Disponível em: https://revistaplura.emnuvens.com.br/anais/article/view/1352. Acesso em 01/04/2025.

PAIVA, G. A vice-província Redentorista de Manaus. 1. Ed. Aparecida-SP: Editora Santuário, 2017.

SANTUÁRIO NOSSA SENHORA APARECIDA. 80 anos da Missão Redentorista na Amazônia. Manaus: Santuário Nossa Senhora Aparecida, 2024.

SILVA, C. N. da. Igreja Católica, assistência social e caridade: aproximações e divergências. Sociologias, Universidade Federal do Rio Grande do Sul Porto Alegre, vol. 8, núm. 15, Jan-Jun, 2006, pp. 326-351 Brasil.

Publicado

01/12/2025