PAISAGEM CULTURAL: AVALIAÇÃO DAS PAISAGENS CÊNICAS DE GUARAQUEÇABA (Cultural landscape: evaluation of scenic landscapes Guaraqueçaba)

Autores/as

  • Roberson Miranda SOUZA
  • Messias Modesto dos PASSOS Professor Doutor da Universidade Estadual de Maringá/UEM
  • Humberto YAMAKI

DOI:

https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v7i15.861

Resumen

A Paisagem Cultural do município de Guaraqueçaba que está localizado no Estado do Paraná, na planície costeira, representada no recorte com latitude entre 23º e 26º S e longitude 48º e 54º W, área de difícil acesso. Área de proteção ambiental, sendo Guaraqueçaba situada em uma privilegiada porção preservada de Floresta Tropical Úmida, aproximadamente 500 mil ha, que juntamente com a região Sul do Estado de São Paulo representa a maior área contínua de remanescentes dessa floresta. Deste modo um item importante tratado é a emersão da temática ambiental e a maneira como se reflete em Guaraqueçaba, por meio da criação de Unidades de Conservação e a consequente preservação da Paisagem Natural e Cultural local, mas que aos poucos está mudando. Para o estudo adotamos a definição de Paisagem Cultural como um produto concreto, decorrente de interação, preferências e potencial cultural associado a circunstâncias naturais, utilizada na abordagem de todo o trabalho. Os procedimentos para a avaliação das paisagens cênicas consistem na análise visual dos atributos constituintes da paisagem atribuindo-lhes valoração cênica. A avaliação das paisagens cênicas, como exemplo, a paisagem da baía das Laranjeiras, o Morro do Itaqui, e o Povoçá que foi uma área de ocupação pioneira pela população que praticava a agricultura de subsistência (arroz, feijão, mandioca, banana, milho) e praticava a pesca artesanal no estuário. Nessa paisagem o rancho de guardar as canoas apresenta telhas de Eternit, em substituição há cobertura de palha que se utilizava no passado contrastando com o telhado de barro da casa. As residências de alvenaria substituem quase que totalmente as casas de madeira com exceção dos bairros novos e do bairro do Barcelos, no Costão. Palavras-chave: paisagem cultural; Guaraqueçaba; cênicas. ABSTRACT The Cultural Landscape of the city of Guaraqueçaba which is located in the State of Paraná, in the coastal plain, represented in the cut with latitude between 23 ° and 26 ° S and longitude 48 º and 54 º W, difficult to access area. Environmental protection area, being situated in a privileged Guaraqueçaba preserved portion of Humid Tropical Forest, approximately 500 000 ha, which together with the southern state of Sao Paulo is the largest continuous area of remaining forest. Thus an important issue addressed is the emergence of environmental issues and as reflected in Guaraqueçaba, through the creation of conservation units and the consequent preservation of Natural and Cultural Landscape site, but that is slowly changing. For this study we adopt the definition of cultural landscape as a concrete product, due to interaction, preferences and cultural potential associated with natural conditions, used in addressing all the work. The procedures for the assessment of scenic landscapes consist of the visual analysis of the constituent attributes of landscape valuation by assigning them scenic. The assessment of scenic landscapes, for example, the landscape of the bay of Orange, the Morro do Itaqui Povoçá and that was an area occupied by the pioneer population practicing subsistence agriculture (rice, beans, cassava, banana, maize) and practiced fishing in the estuary. In this landscape the ranch to keep the canoes presents Eternit tiles in place for coverage of straw that was used in the past in contrast to the roof of the house of clay. The residences of masonry almost entirely replace the wooden houses with the exception of new districts and the district of Barcelos in Costão. Keywords: cultural landscape; Guaraqueçaba; theater. RESUMEN El Paisaje Cultural de la ciudad de Guaraqueçaba que se encuentra en el Estado de Paraná, en la planicie costera, representada en el corte con la latitud de 23 ° y 26 ° S y longitud 48 º y 54 º W, zona de difícil acceso. Área de protección del medio ambiente, está situado en una privilegiada porción de Guaraqueçaba preservado de bosque húmedo tropical, aproximadamente 500 000 hectáreas, que junto con el meridional estado de Sao Paulo es la mayor superficie continua de bosque remanente. Así pues, un asunto importante es la aparición de problemas ambientales y como se refleja en Guaraqueçaba, a través de la creación de unidades de conservación y la consiguiente preservación de la página del Paisaje Natural y Cultural, pero eso está cambiando lentamente. Para este estudio se adoptó la definición de paisaje cultural como un producto concreto, debido a la interacción, las preferencias y el potencial cultural asociado a las condiciones naturales, que se utilizan en el tratamiento de todo el trabajo. Los procedimientos para la evaluación de los paisajes escénicos consistirá en el análisis visual de los atributos constitutivos de la valoración del paisaje mediante la asignación escénica. La evaluación de los paisajes pintorescos, por ejemplo, el paisaje de la bahía de Orange, el Morro do Itaqui Povoçá y que era una zona ocupada por la población pionera en la práctica de la agricultura de subsistencia (arroz, frijoles, yuca, plátano, maíz) y practicaban la pesca en el estuario. En este paisaje el rancho para mantener las canoas presenta tejas Eternit en el lugar para la cobertura de paja que se utilizó en el pasado en contraste con el techo de la casa de barro. Las residencias de mampostería casi en su totalidad sustituir a las casas de madera, con la excepción de los nuevos barrios y el distrito de Barcelos en Costão. Palabras clave: paisaje cultural; Guaraqueçaba; teatro. DOI:10.5654/actageo2013.0715.0011

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Roberson Miranda SOUZA

Professor da Faculdade de Jandaia do Sul e doutorando em Geografia PGE/UEM

Messias Modesto dos PASSOS, Professor Doutor da Universidade Estadual de Maringá/UEM

Professor Doutor da Universidade Estadual de Maringá/UEM

Humberto YAMAKI

Professor Doutor da Universidade Estadual de Londrina/ UEL

Publicado

16/02/2014

Número

Sección

Artigos