Etapas da geoconservação no contexto do município de Alto Longá-PI:
apontamentos iniciais à educação ambiental e à conservação de elementos da geodiversidade
DOI:
https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v18i49.8074Palabras clave:
Etapas da geoconservação, Estudo de caso do município de Alto Longá-PI, Educação ambiental, Conservação de elementos da geodiversidadeResumen
A pesquisa visa discutir aportes teóricos e práticos quanto aos conceitos e aplicabilidade das etapas da geoconservação e, a partir disso, destacar a sua importância junto à educação ambiental e a conservação do geopatrimônio no contexto do município de Alto Longá, Piauí. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: revisão bibliográfica e estudo de caso quanto às potencialidades das etapas da geoconservação para a educação ambiental e a conservação do geopatrimônio no contexto da área de estudo. O recorte espacial, por sua vez, deu-se por meio de um levantamento preliminar dos possíveis locais de interesse da geodiversidade do município, mediante visitas de campo a alguns locais de interesse, além de dados (registros escritos e fotos) fornecidos por moradores e historiador local. Conclui-se que as pesquisas aplicadas à geodiversidade e a geoconservação no território altolongaense ainda são extremamente escassas, mesmo a área apresentando componentes abióticos com características singulares do ponto de vista geomorfológico, hidrogeológico e geohistórico. Buscando contribuir com estratégias de geoconservação, sugere-se a implementação de medidas geoeducativas, tais como: elaboração de materiais didático-pedagógicos, como quebra-cabeça das paisagens dos Morros do Chapéu, do Selado e do Zumbi, produção de jogo da memória dos pontos de interesse da geodiversidade citados no trabalho; além da execução de medidas geoeducativas, a citar: aula de campo na Cachoeira da Campeira e após a aula, elaboração de desenhos (pelos alunos) que retratem as características físico-naturais da Cachoeira da Campeira.
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