O raciocínio multiescalar na qualificação do Ensino de Geografia e o conceito escala na normativa curricular nacional de Geografia
DOI:
https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v17i44.7758Palabras clave:
Raciocínio Geográfico., BNCC Geografia., Categorias de escala., Escala Cartográfica, Escala GeográficaResumen
Nosso objetivo neste artigo é apresentar e discutir os resultados egressos da leitura analítica e interpretativa do conceito científico escala prescrito na Base Nacional Comum Curricular – Geografia, para o Ensino Fundamental. Nessa leitura utilizamos os procedimentos metodológicos preconizados pela Grounded Theory, os quais permitiram analisar o sentido dos textos da normativa a partir da interpretação dos pesquisadores. Primeiramente, mediante uso de revisão bibliográfica, destacamos algumas questões relacionadas ao papel das escalas cartográfica e geográfica na sala de aula, na busca por delimitar o papel fundamental do emprego sistemático desta última como um caminho para a qualificação do ensino de Geografia na escola. Diante da relevância da escala geográfica é que buscamos contextualizar o tratamento do conceito escala, tal como se encontra ele prescrito na normativa curricular hoje vigente no País. Nessa normativa, apesar de não haver distinção quanto ao papel e importância das escalas cartográfica e geográfica, segundo informações e dados por nós sistematizados conclui-se que o currículo nacional prescreve, em grande medida, a escala geográfica como aquela a ser priorizada no processo de ensino-aprendizagem em Geografia.
Descargas
Citas
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação, Brasília, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf. Acesso em: 23 de dezembro de 2018.
CASTELLAR, S.M.V.; PAULA, I.R. de. O papel do pensamento espacial na construção do raciocínio geográfico. Revista Brasileira de Educação em Geografia, [S.L.], v.10, n.19, p.294-322, 2020. Disponível em: https://revistaedugeo.com.br/index.php/revistaedugeo/article/view/922. Acesso em: 21 nov. 2020.
CASTELLAR, S.M.V. Raciocínio Geográfico e a teoria do reconhecimento na formação do professor de geografia. Signos Geográficos: Boletim NEPEG de Ensino de Geografia, Goiânia, v.1, p.1-20, 2019. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/signos/article/view/59197/33478. Acesso em: 20 out. 2022.
CASTELLAR, S.M.V.; JULIASZ, P.C.S. Educação Geográfica e Pensamento Espacial: conceitos e representações. Acta Geográfica, Boa Vista, Edição Especial, p.160-178, 2017. Disponível em: https://revista.ufrr.br/actageo/article/view/4779. Acesso em: 21 novembro de 2020.
CASTELLAR, S.M.V.; PEREIRA, C.M.R.B.; GUIMARÃES, R.B. For a Powerful Geography in the Brazilian National Curriculum. In: CASTELLAR, S.M.V.; LACHE, N.M.; GARRIDO-PEREIRA, M. Geographical Reasoning and Learning: perspectives on curriculum and cartography from South America. Cham: Springer, 2021. Cap.1. p.15-32.
CASTRO, I.E. de. Escala e pesquisa na geografia: problema ou solução? Espaço Aberto: Revista da Pós-Graduação em Geografia, Rio de Janeiro, v.4, n.1, p.87-100, 2014. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/EspacoAberto/article/view/2435/2080. Acesso em: 21 mar. 2022.
CASTRO, I.E. de. O problema da escala. In: CASTRO, I.E. de; GOMES, P.C. da C.; CORREA, R.L. Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro, 2017. Cap.4, p.117-140.
CEPELLOS, V.M.; TONELLI, M.J. Grounded Theory: passo a passo e questões metodológicas na prática. Revista de Administração Mackenzie, São Paulo, v.21, n.5, p.1-29, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ram/a/ZHvWGNHmNs8WSmVKtfr6hWF/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 29 maio 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1678-6971/eRAMG200130.
DAUDEL, C. “Quel avenir pour la geógraphie scolaire? Quel avenir pour ‘Hérodote’?” Hérodote, 16, Paris: 1979. p.145-156.
DELANEY D.; LEITNER H., The political construction of scale. Political Geography, v.16, n.2, p.93-97, 1997.
FERNANDES, E.M.; MAIA, A. Grounded Theory. In: FERNANDES, E.M.; ALMEIDA, L.S. Métodos e técnicas de avaliação: contributos para a prática e investigação psicológicas. Braga: Universidade do Minho, 2001. p.77-107. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/4209. Acesso em: 25 maio 2022.
GOMES, P.C.C. Um lugar para a Geografia: contra o simples, o banal e o doutrinário. In: MENDONÇA, F.; LOWEN-SAHR, C.L.; SILVA, M. Espaço e tempo: complexidade e desafios do pensar e do fazer geográfico. Curitiba: Ademadan, 2009. p.13-30.
GOMES, P.C.C. Quadros Geográficos: uma forma de ver, uma forma de pensar. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2017. 160 p.
HARVEY, D. Condição Pós-Moderna. São Paulo: Loyola, 1989. 349p.
HUGONIÉ, G. Des explications dans la géographie enseignée. Première approche. L'information géographique, v.63, n.3, Paris: 1999. p.132-138
KEDRON, P.; HOLLER, J. Replication and the search for the laws in the geographic sciences. Annals of Gis, [S.L.], v.28, n.1, p.45-56, 2022. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/19475683.2022.2027011. Acesso em: 10 fev. 2023.
LABINAL, G. Des raisonnements géographiques. In: CLERC, P.; DEPREST, F.; GUILHEM, L.; MENDIBIL, D. (Eds.), Géographies: Épistémologie et histoire des savoirs sur l’espace. Paris: Armand Collin, 2012. p.133-138.
LACOSTE, Y. A Geografia – isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. Campinas: Papirus, 1980 (2012).
LEFEBVRE, H. The production of space. Oxford: Blackwell, 1991 [1974].
MÉRENNE-SCHOUMAKE, B. Didactique de la géographie: organiser les apprentissages. Bruxelas: De Boeck, 2012.
MERENNE-SCHOUMAKER, B. Les trois dimensions de l'enseignement de la géographie. Revue de Géographie de Lyon, [S.L.], v.61, n.2, p.183-188, 1986. Disponível em: https://www.persee.fr/doc/geoca_0035-113x_1986_num_61_2_4085. Acesso em: 20 out. 2022.
MÉRENNE-SCHOUMAKER, B. Saberes e instrumentos para ler os territórios próximos e distantes. In: VALE, Mario. Educação Geográfica. Lisboa: Colibri, 2002. Cap.2. p.44-56.
MITCHELL, D. Geography sculpts the future, or: escaping - and falling back into - the tyranny of absolute space. Studia Neophilologica, v.93, p.136-154, 2021.
NICO, L.S.; BOCCHI, S.C.M.; RUIZ, T.; MOREIRA, R.S. A Grounded Theory como abordagem metodológica para pesquisas qualitativas em Odontologia. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v.3, p.789-797, 2007.
ROCCA, L. Partecipare in rete: nuove pratiche per lo sviluppo locale e la gestione del territorio. Bologna: Il Mulino, 2010.
ROQUE ASCENÇÃO, V.O.R.; VALADÃO, R.C. Complexidade conceitual na construção do conhecimento do conteúdo por professores de geografia. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v.7, p.5-23, 2017a. Disponível em: //www.revistaedugeo.com.br/index.php/revistaedugeo/article/view/458. Acesso em: 11 abr. 2019.
ROQUE ASCENÇÃO, V.O.R.; VALADÃO, R.C. Por uma geomorfologia socialmente significativa na geografia escolar: uma contribuição a partir de conceitos fundantes. Acta Geográfica, Boa Vista, p.179-195, 2017b. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/324780147_Por_uma_Geomorfologia_socialmente_significativa_na_Geografia_Escolar_uma_contribuicao_a_partir_de_conceitos_fundantes. Acesso em: 11 abr. 2019.
ROQUE ASCENÇÃO, V.O.R.; VALADÃO, R.C. Professor de Geografia: entre o estudo do fenômeno e a interpretação da espacialidade do fenômeno. Scripta Nova, Barcelona, v.3, n.496, p.1-14, dez. 2014. Disponível em: https://revistes.ub.edu/index.php/ScriptaNova/article/view/14965/18402. Acesso em: 11 abr. 2019.
ROQUE ASCENÇÃO, V.O.R.; VALADÃO, R.C. Tendências Contemporâneas na Aplicação do Conhecimento Geomorfológico na Educação Básica: a escala sob perspectiva. Espaço Aberto, [S.L.], v.6, p.191-208, 2016. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/EspacoAberto/article/view/5245. Acesso em: 11 abr. 2019.
ROQUE ASCENÇÃO, V.O.R.; VALADÃO, R.C.; SILVA, P.A. Do uso pedagógico dos mapas ao exercício do Raciocínio Geográfico. Boletim Paulista de Geografia, São Paulo, v.99, p.34-51, 2018. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/index.php/boletim-paulista/article/view/1465. Acesso em: 11 abr. 2019.
ROQUE ASCENÇÃO, V.O.R.; VALADÃO, R.C.; SILVA, P.A.; ARREDONDO, P.M. Porque nada substitui um bom professor de Geografia. In RICHTER, D.; SOUZA, P.; MENEZES, P. (Coor.) Percursos teórico-metodológicos e práticos da Geografia Escolar. Goiânia: Alfa Comunicação, 2022, p.247-266. Disponível em: https://nepeg.com/livros/percursos-teorico-metodologicos-e-praticos-da-geografia-escolar/. Acesso em: 19 out. 2022.
ROQUE ASCENÇÃO, V.O.; VALADÃO, R.C. As dimensões escalares e a abordagem de conteúdos geográficos. Anekumene, [S.L.], n.2, p.152-166, 26 jul. 2011. Disponível em: //revistas.pedagogica.edu.co/index.php/anekumene/article/view/7239. Acesso em: 22 jun. 2021. DOI: 10.17227/Anekumene.2011.num2.7239.
SANTOS, M. Espaço e sociedade. Petrópolis: Editora Vozes, 1979.
SANTOS, M. Metamorfose do Espaço Habitado: fundamentos teórico e metodológico da geografia. São Paulo: Hucitec, 1988.
SANTOS, M. Por uma Geografia Nova: da crítica da geografia a uma geografia crítica. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2004.
SILVEIRA, M.L. Uma situação geográfica: do método à metodologia. Território, São Paulo, v.6, p.21-28, 1999. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5703428/mod_resource/content/0/Texto6a_%20Maria%20Laura%20situa%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acesso em: 16 fev. 2021.
SOUZA, M.L. Os conceitos fundamentais da pesquisa sócio-espacial. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2016. 319p.
TEIXEIRA, F.M. Fundamentos teóricos que envolvem a concepção de conceitos científicos na construção do conhecimento das ciências naturais. Ensaio, vol.8, n.2, dez. 2006, p.121-132. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9980>. Acesso em: 25 abr. 2022.
VALADÃO, R.C.; ROQUE ASCENÇÃO, V.O.; BOTELHO, L.A.L.A. Por um tempo para a Geografia. Revista Brasileira de Educação Geográfica, vol.13, n.23, p.05-22, jan./dez., 2023. DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v13i23.1209
VALENZUELA, C.O.; PYSZCZEK, O. Luiz. La riqueza del objeto de la Geografía como disciplina multiparadigmática. Geografía em questão, Marechal Cândido Rondon, v.5, p.75-95, 2012. Disponível em: https://ri.conicet.gov.ar/bitstream/handle/11336/16962/CONICET_Digital_Nro.20719.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 05 jul. 2019.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 ACTA GEOGRÁFICA

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
PORTUGUÊS A Revista ACTA Geográfica deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista ACTA Geográfica.
ENGLISH ACTA Geográfica Journal will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to ACTA Geográfica Journal.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.