Geomorfotecnogênese na sub bacia hidrográfica do Rio Macambira, Ceará, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v16i40.7270Palabras clave:
geomorfotecnogênese, geotecnogênese, relevoResumen
A pesquisa utilizou o relevo como elemento norteador, o qual integra o substrato de todas as atividades humanas. O relevo como elemento natural, está em contínuo processo de evolução através de suas dinâmicas, o que ocorre naturalmente na natureza. Entretanto, o constante uso que sobre este se estabelece pelo homem impõe uma nova dinâmica a essa evolução, alterando de forma significativa a escala temporal da mesma. É em função disso, que o homem pode ser considerado um agente geológico-geomorfológico de caráter novo e diferenciado, pois possui a capacidade de fazer novas combinações das propriedades e do modo de ser da natureza, gerando novos modos de funcionamento conforme suas necessidades e intenções. No contexto das formas que advém da ação humana denominamos as mesmas de Geomorfotecnogênese, uma ampliação ao entendimento de tecnogênese. Isto posto, em pesquisa realizada na Sub Bacia Hidrográfica do Rio Macambira, no estado do Ceará.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 ACTA GEOGRÁFICA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
PORTUGUÊS A Revista ACTA Geográfica deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista ACTA Geográfica.
ENGLISH ACTA Geográfica Journal will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to ACTA Geográfica Journal.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.