Índice de geodiversidade do complexo estuarino lagunar Mundaú-Manguaba – CELMM, Alagoas, nordeste do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v16i41.6698Palabras clave:
Geodiversidade, Analise Integrada, InterpolaçãoResumen
A geodiversidade busca descrever através de metodologias de identificação e quantificação os elementos abióticos presentes na paisagem e como se dá a interação destes elementos com o meio biótico e a sociedade através das apropriações existentes. O objetivo do trabalho foi calcular o índice de geodiversidade do CELMM. A metodologia utilizada foi dividida em 5 etapas: definições espaciais, levantamento bibliográfico e cartográfico, processamento de dados, definição dos índices e interpolação/classificação dos resultados. Foram utilizadas as variáveis de geologia, geomorfologia, hidrografia, pedologia e mineral para o cálculo dos índices parciais, utilizadas posteriormente para o cálculo do índice de geodiversidade, sendo divididas em 5 classes. Como resultado, seus valores foram mais heterogêneos, concentrados em áreas específicas. O índice de geodiversidade se mostrou mais alto em áreas amplas de várzeas bordeadas por encostas íngremes fortemente dissecadas. Valores esses justificados por processos morfodinâmico e pedológico, exumando e modelando a litologia local. Já nas demais quadrículas, sendo mais homogêneos com pouca dinâmica, apresentaram valores mais baixos. No geral, o CELMM apresentou geodiversidade média, com valores mais altos e altos concentrados em APA, ocorrendo também em outras áreas não protegidas. A metodologia se mostrou promissora, alcançando o objetivo geral. Através de técnicas de geoprocessamento e base de dados existentes dos elementos da geodiversidade, foi possível criar mapas temáticos de IG do CELMM. Este estudo visa subsidiar o Poder Público para criar ou rediscutir zoneamentos e planos gestores. Este estudo representa a continuação das discussões sobre geodiversidade de Alagoas em sua porção Centro-Leste.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 ACTA GEOGRÁFICA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
PORTUGUÊS A Revista ACTA Geográfica deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista ACTA Geográfica.
ENGLISH ACTA Geográfica Journal will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to ACTA Geográfica Journal.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.