Sociabilidade em conjuntos habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida
DOI:
https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v16i41.6683Palabras clave:
Sociabilidade, conjunto habitacional, Montes ClarosResumen
O programa habitacional Minha Casa, Minha Vida tem alcançado significativa parcela da população de baixa renda, contribuindo para que milhões de pessoas conquistem o sonho da casa própria. Entretanto, a ação do capital engendrada ao longo da execução do programa faz com que importantes prerrogativas das políticas habitacionais não sejam cumpridas, desencadeando assim uma série de problemas que afetam a sociabilidade nesses espaços. Partindo dessa premissa, esse artigo tem por objetivo principal analisar as relações de convivência e a construção de vínculos no Conjunto Habitacional Nova Suíça, na cidade de Montes Claros (MG). Para tanto, procedeu-se à investigação bibliográfica sobre o tema e um estudo empírico no Conjunto Habitacional Nova Suíça, por meio da realização de entrevistas com moradores. Os resultados da pesquisa revelaram que o deslocamento de pessoas de baixa renda para um conjunto habitacional distante dos bairros onde elas moravam além de contribuir para a produção de uma cidade periférica, provoca uma ruptura nos vínculos sociais sedimentados no antigo endereço, bem como dificuldades para a formação de novos vínculos no novo local decorrentes, principalmente, da ausência de espaços com equipamentos públicos e infraestrutura.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 ACTA GEOGRÁFICA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
PORTUGUÊS A Revista ACTA Geográfica deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista ACTA Geográfica.
ENGLISH ACTA Geográfica Journal will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to ACTA Geográfica Journal.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.