PENSANDO O CURRÍCULO DA GEOGRAFIA ESCOLAR E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS PAÍSES DO CONE SUL
DOI:
https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v15i39.6608Palabras clave:
Ensino de Geografia, Pensamento Espacial, Dinâmica TerritorialResumen
No presente artigo buscamos discutir elementos que caracterizem e que remontem uma reflexão sobre o currículo e/ou estratégias curriculares para a Geografia em países do Cone Sul, bem como destacamos a relação do currículo com a formação de professores. O texto se caracteriza por ser uma revisão teórica associada a percepções e debates oriundos das trajetórias acadêmicas dos autores do presente artigo. Evidenciamos que algumas das estruturas curriculares de Geografia nos cinco países do Cone Sul (Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai), por vezes, são bem distintas, entretanto, em outros momentos, aproximam-se bastante. Ressaltamos, também, que uma formação de professores que permita conhecer essas distintas realidades pode ser bastante promissora e auxiliar na resolução de demandas docentes nas escolas, assim, discutimos a formação de professores como um ponto a ser integrado entre os países do Cone Sul. Concluímos que pensar as questões curriculares é central a contemporaneidade, especialmente, no atual contexto, marcado por mudanças políticas, sociais e econômicas, a fim de que não se perca a dimensão crítica da Geografia Escolar nos países do Cone sul. Além disso, ressaltamos que a importância do debate acerca da formação de professores para as questões que permeiam o currículo escolar, ou seja, não é possível pensar currículo aquém da formação docente.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 ACTA GEOGRÁFICA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
PORTUGUÊS A Revista ACTA Geográfica deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista ACTA Geográfica.
ENGLISH ACTA Geográfica Journal will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to ACTA Geográfica Journal.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.