A CIÊNCIA GEOGRAFIA E A CONSTRUÇÃO DE UM PENSAMENTO GEOGRÁFICO DE PROFESSOR
DOI:
https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v14i34.5739Palabras clave:
ciência geográfica, formação docente, pensamento geográfico de professor, constituição do pensamento geográfico.Resumen
No presente artigo debate-se sobre a construção de um modo de pensamento geográfico de professor que possibilita raciocínios e análises geográficas. Parte-se da questão central sobre os elementos específicos da ciência geográfica e a constituição de um modo de pensar geograficamente que perpassa a formação e a ação docente de professores de geografia. Utilizam-se entrevistas semiestruturadas realizadas em uma amostra de dez professores da região centro-norte do Rio Grande do Sul. A partir da análise de conteúdo (BARDIN, 2011), os elementos que se destacam foram interpretados para entender o que é o pensamento geográfico para os professores e uma maneira de desenvolver esse pensamento neles, cujas interpretações ancoram-se nos pressupostos da Teoria Crítica e da Hermenêutica. Como resultados, constatou-se que os professores entrevistados elencam como elementos do pensamento geográfico: a construção de conceitos, o desenvolvimento da observação pelo olhar geográfico, o conhecimento teórico e prático, e os elementos das diferentes escolas de pensamento geográfico. Esses elementos tornam possível definir e interpretar o mundo sob um certo conhecimento: da ciência geografia. Os distintos elementos que constituem o pensamento geográfico de professor precisam aparecer na maneira como desenvolvem esse pensamento. E mesmo que não esteja explícita de modo direto no trabalho que os professores, os elementos que estruturam esse pensamento precisam estar claros para esse profissional, pois são essenciais para realizar interpretações, conduzir análises, organizar e desenvolver propostas para as aulas, levando em conta distintos aspectos do conhecimento geográfico e da realidade.Descargas
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