A produção da aula como um ato de mediação didática no ensino de Geografia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v19i51.5650

Palabras clave:

Mediação, Conhecimento Geográfico, Aula

Resumen

Atualmente, as escolas públicas têm sofrido diversos problemas o que tem influenciado na construção do conhecimento. Assim, faz-se necessário pensar no processo de ensino e aprendizagem, pois esses problemas têm acarretado em ensinos cada vez menos expressivos para os discentes. Desta forma, é preciso analisar os fundamentos da aula, uma vez que ela é o elemento chave desse processo. Isso porque ela influencia na articulação das ações didáticas, ou seja, na maneira como os docentes irão conduzir a organização e a produção do conhecimento, a partir da relação com seu objeto de estudo: a mediação do saber. Por meio da mediação, o professor busca alcançar o desenvolvimento cognitivo dos conteúdos e conceitos para superar o senso comum. Nesse sentido, o trabalho objetiva discutir sobre a produção da aula como um ato de mediação didática, a partir da análise de dois docentes das escolas públicas de São Gonçalo (RJ), observando a forma que estes produzem o conhecimento. Para isso, escolheu-se como metodologia a etnografia escolar, cujo fundamenta-se em observar e analisar o sujeito na escola, bem como os professores e os alunos. Como resultados, observa-se que os dois professores tem concepções diferentes de aula, numa com concepções mais tradicionais com aulas expositivas, enquanto o outro busca mediar o conhecimento a partir de metodologias diversificadas e de representações vividas pelos estudantes para ensinar geografia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rafaella César dos Santos Sousa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Faculdade de Formação de Professores (UERJ-FFP) e mestrado em Geografia (UERJ-FFP) na linha de Ensino.

Ana Claudia Ramos Sacramento, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro- Faculdade de Formação de Professores (2002), Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da USP (2007), Doutora em Geografia Física pela DG-FFLCH-USP (2012) e Pós-doutorado em Geografia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGEO-UFRRJ) (2024) .

Citas

ALTHAUS, Maiza. O ensino na sala de aula: a mediação como tema constitutivo na formação e atuação docente. In: IV Congresso de Educação da Fadep: Mediação Pedagógica., 2008, Pato Branco - PR. Anais..., 2008, p. 1-6.

ANDRÉ, Marli. Etnografia da prática escolar. 5ª edição. Campinas, SP: Papirus, 2000.

ARAÚJO, José Carlos Souza. Disposição da aula: os sujeitos entre a tecnia e a polis. In VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Aula: Gênese, Dimensões, Princípios e Práticas. Campinas, SP: Papirus, 2011, p. 45-72.

BULGAREN, Vanessa. O papel do professor e sua mediação nos processos de elaboração do conhecimento. Revista Conteúdo, Capivari, v.1, n.4, ago./dez. p. 30-38, 2010.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Cotidiano, Mediação Pedagógica e Formação de Conceitos: uma contribuição de Vygotsky ao ensino de Geografia. Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 66, p. 185-207, maio/ago. 2005

DALBERIO, Maria Célia Borges; DALBERIO, Osvaldo. A formação docente: a mediação da didática para um ensino de melhor qualidade. Revista Iberoamericana de Educación / Revista Ibero-americana de Educação, p. 1-11, n.º 51/5, 2010.

DAYRELL, Juarez (Org). A escola como espaço sócio-cultural. In: Multíplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: ED. UFMG, 1999, p. 137-161.

FINO, Carlos Nogueira. A etnografia enquanto método: um modo de entender as culturas (escolares) locais, Educação e Cultura, p. 1-10, 2008. Disponível em: < https://digituma.uma.pt/bitstream/10400.13/809/1/Fino17.pdf>, acesso em: 15/05/2018.

FRANCO, Maria Amélia Santoro; GHEDIN, Evandro. Questões de método na construção da pesquisa em educação. São Paulo: Cortez, 2008. (Coleção Docência em formação. Séries saberes pedagógicos).

GASPARIN, João Luiz. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. São Paulo: Autores Associados. 2002.

PERRENOUD, Philippe. Avaliação. Da Excelência à Regulação das Aprendizagens. Porto Alegre: Artmed Editora 1999

RABELO, Kamila Santos de Paula. A avaliação da aprendizagem no processo de ensino em geografia. Ateliê Geográfico Goiânia-GO v. 4, n. 4 dez, p.222-249, 2010.

RIBEIRO, Elizabeth da Silva Cruz. A Prática pedagógica do professor mediador na perspectiva de Vigotsky. Monografia de Conclusão do Curso de Pós-Graduação Universidade Candido Mendes – Instituto a Vez do Mestre Psicopedagogia. Rio de Janeiro, 2007, 42f.

ROMANOVSKI, Joana Paulin; MARTINS, Pura Lúcia Oliver. A aula como expressão da prática pedagógica. In VEIGA, Ilma Passos. Aula: Gênese, Dimensões, Princípios e Práticas. Campinas. SP: Papirus, 2011. p. 169-186.

SACRAMENTO, Ana Claudia Ramos. A consciência e a mediação: um estudo sobre as didáticas contemporâneas dos professores de geografia da rede pública de São Paulo e do Rio de Janeiro. Tese (Doutorado)- Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Departamento de Geografia. Área de concentração: Geografia Física. 2012. 325 f.

SACRAMENTO, Ana Claudia Ramos. O papel do professor na escola pública enquanto mediador: algumas reflexões. VII Congresso Brasileiro Geógrafos: A AGB e a Geografia brasileira no contexto das lutas sociais frente aos projetos hegemônicos. Anais do VII CBG, Vitória/ES. Anais... 2014. p. 1-12.

SOUSA, Rafaella César dos Santos; SACRAMENTO, Ana Claudia Ramos. Concepções didáticas e mediação das aulas de geografia: Estudo de professores da rede pública de ensino do município de São Gonçalo (RJ). Anais do XIII Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia: conhecimentos da Geografia: percursos de formação docente e práticas na educação básica. Belo Horizonte: IGC, Anais... 2017, p. 873-884.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Apresentação. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Aula: Gênese, Dimensões, Princípios e Práticas. Campinas. SP: Papirus, 2011. p. 7-12.

Publicado

24/11/2025