A produção da aula como um ato de mediação didática no ensino de Geografia
DOI:
https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v19i51.5650Palabras clave:
Mediação, Conhecimento Geográfico, AulaResumen
Atualmente, as escolas públicas têm sofrido diversos problemas o que tem influenciado na construção do conhecimento. Assim, faz-se necessário pensar no processo de ensino e aprendizagem, pois esses problemas têm acarretado em ensinos cada vez menos expressivos para os discentes. Desta forma, é preciso analisar os fundamentos da aula, uma vez que ela é o elemento chave desse processo. Isso porque ela influencia na articulação das ações didáticas, ou seja, na maneira como os docentes irão conduzir a organização e a produção do conhecimento, a partir da relação com seu objeto de estudo: a mediação do saber. Por meio da mediação, o professor busca alcançar o desenvolvimento cognitivo dos conteúdos e conceitos para superar o senso comum. Nesse sentido, o trabalho objetiva discutir sobre a produção da aula como um ato de mediação didática, a partir da análise de dois docentes das escolas públicas de São Gonçalo (RJ), observando a forma que estes produzem o conhecimento. Para isso, escolheu-se como metodologia a etnografia escolar, cujo fundamenta-se em observar e analisar o sujeito na escola, bem como os professores e os alunos. Como resultados, observa-se que os dois professores tem concepções diferentes de aula, numa com concepções mais tradicionais com aulas expositivas, enquanto o outro busca mediar o conhecimento a partir de metodologias diversificadas e de representações vividas pelos estudantes para ensinar geografia.Descargas
Citas
ALTHAUS, Maiza. O ensino na sala de aula: a mediação como tema constitutivo na formação e atuação docente. In: IV Congresso de Educação da Fadep: Mediação Pedagógica., 2008, Pato Branco - PR. Anais..., 2008, p. 1-6.
ANDRÉ, Marli. Etnografia da prática escolar. 5ª edição. Campinas, SP: Papirus, 2000.
ARAÚJO, José Carlos Souza. Disposição da aula: os sujeitos entre a tecnia e a polis. In VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Aula: Gênese, Dimensões, Princípios e Práticas. Campinas, SP: Papirus, 2011, p. 45-72.
BULGAREN, Vanessa. O papel do professor e sua mediação nos processos de elaboração do conhecimento. Revista Conteúdo, Capivari, v.1, n.4, ago./dez. p. 30-38, 2010.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Cotidiano, Mediação Pedagógica e Formação de Conceitos: uma contribuição de Vygotsky ao ensino de Geografia. Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 66, p. 185-207, maio/ago. 2005
DALBERIO, Maria Célia Borges; DALBERIO, Osvaldo. A formação docente: a mediação da didática para um ensino de melhor qualidade. Revista Iberoamericana de Educación / Revista Ibero-americana de Educação, p. 1-11, n.º 51/5, 2010.
DAYRELL, Juarez (Org). A escola como espaço sócio-cultural. In: Multíplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: ED. UFMG, 1999, p. 137-161.
FINO, Carlos Nogueira. A etnografia enquanto método: um modo de entender as culturas (escolares) locais, Educação e Cultura, p. 1-10, 2008. Disponível em: < https://digituma.uma.pt/bitstream/10400.13/809/1/Fino17.pdf>, acesso em: 15/05/2018.
FRANCO, Maria Amélia Santoro; GHEDIN, Evandro. Questões de método na construção da pesquisa em educação. São Paulo: Cortez, 2008. (Coleção Docência em formação. Séries saberes pedagógicos).
GASPARIN, João Luiz. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. São Paulo: Autores Associados. 2002.
PERRENOUD, Philippe. Avaliação. Da Excelência à Regulação das Aprendizagens. Porto Alegre: Artmed Editora 1999
RABELO, Kamila Santos de Paula. A avaliação da aprendizagem no processo de ensino em geografia. Ateliê Geográfico Goiânia-GO v. 4, n. 4 dez, p.222-249, 2010.
RIBEIRO, Elizabeth da Silva Cruz. A Prática pedagógica do professor mediador na perspectiva de Vigotsky. Monografia de Conclusão do Curso de Pós-Graduação Universidade Candido Mendes – Instituto a Vez do Mestre Psicopedagogia. Rio de Janeiro, 2007, 42f.
ROMANOVSKI, Joana Paulin; MARTINS, Pura Lúcia Oliver. A aula como expressão da prática pedagógica. In VEIGA, Ilma Passos. Aula: Gênese, Dimensões, Princípios e Práticas. Campinas. SP: Papirus, 2011. p. 169-186.
SACRAMENTO, Ana Claudia Ramos. A consciência e a mediação: um estudo sobre as didáticas contemporâneas dos professores de geografia da rede pública de São Paulo e do Rio de Janeiro. Tese (Doutorado)- Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Departamento de Geografia. Área de concentração: Geografia Física. 2012. 325 f.
SACRAMENTO, Ana Claudia Ramos. O papel do professor na escola pública enquanto mediador: algumas reflexões. VII Congresso Brasileiro Geógrafos: A AGB e a Geografia brasileira no contexto das lutas sociais frente aos projetos hegemônicos. Anais do VII CBG, Vitória/ES. Anais... 2014. p. 1-12.
SOUSA, Rafaella César dos Santos; SACRAMENTO, Ana Claudia Ramos. Concepções didáticas e mediação das aulas de geografia: Estudo de professores da rede pública de ensino do município de São Gonçalo (RJ). Anais do XIII Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia: conhecimentos da Geografia: percursos de formação docente e práticas na educação básica. Belo Horizonte: IGC, Anais... 2017, p. 873-884.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Apresentação. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Aula: Gênese, Dimensões, Princípios e Práticas. Campinas. SP: Papirus, 2011. p. 7-12.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 ACTA GEOGRÁFICA

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
PORTUGUÊS A Revista ACTA Geográfica deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista ACTA Geográfica.
ENGLISH ACTA Geográfica Journal will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to ACTA Geográfica Journal.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.







