GEORREFERENCIAMENTO DE ACIDENTES DE TRÂNSITO: UMA DISCUSSÃO METODOLÓGICA (Georeferencing road accidents: a methodological debate)
DOI:
https://doi.org/10.5654/acta.v5i11.554Palabras clave:
Acidente de trânsito, SIG, GeorreferenciamentoResumen
Os acidentes de trânsito constituem-se em uma das principais causas de mortes e um dos maiores problemas de saúde pública no Brasil, principalmente da população masculina com idade entre 19 e 45 anos. Reconhecer a distribuição espacial desses acidentes pode tornar mais efetivas as ações do poder público destinadas a reduzir essas ocorrências. O Uso de Sistema de Informações Geográficas – SIG pode contribuir (e muito) com esse tipo de tarefa, visto que é uma importante ferramenta de manipulação de dados espaciais. No presente artigo, discutem-se aspectos relacionados à coleta de dados e ao uso de SIG em pesquisas dessa natureza. Ao destacar os problemas relacionados à coleta desses dados no Brasil, busca-se contribuir com novas pesquisas sobre o assunto, ao mesmo tempo em que destaca o impacto que o pouco zelo dedicado à coleta acarreta para a confiabilidade dos resultados de pesquisas sobre este tema. Palavras-chave: acidente de trânsito; SIG; georreferenciamento. ABSTRACT Traffic accidents are one of the main causes of deaths and one of the greatest problems of public health in Brazil, mainly the male population aged between 19 and 45 years. Recognize the spatial distribution these accidents can make more effective the actions of public power to reduce these occurrences. The use of Geographical Information System – GIS can contribute (much) with this type of task, since it is an important tool for manipulation of spatial data. In this article discusses aspects related to collection of data and to the use of GIS in researches of this nature. To highlight the problems related to collection of this data in Brazil, seeking to contribute with new research on this subject, at the same time in which highlights the impact of the little attention dedicated to collection, brings to the reliability of the results of research on this subject. Keywords: transit accident; SIG; georeferencing. DOI: 10.5654/actageo2011.0001.0002Descargas
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