DELINEAMENTO GEOMORFOLÓGICO DA FORMAÇÃO SERRA DOS MARTINS NO ESTADO DA PARAÍBA (BRASIL): APLANAMENTOS INICIAIS

Autores/as

  • Ailson de Lima Marques Universidade Federal da Paraíba
  • DEBORA COELHO MOURA Universidade Federal de Campina Grande
  • JANAINA BARBOSA DA SILVA É professora Adjunta na Universidade Federal de Campina Grande.
  • Danielle Gomes da Silva Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v13i32.5407

Palabras clave:

Planalto da Borborema, capeamento sedimentar, relevo residual

Resumen

A Formação Serra dos Martins (FSM) é a única sedimentação fanerozóica preservada no domo da Borborema. A presente pesquisa em caráter pioneiro tem o propósito apresentar uma síntese sobre os diversos aspectos morfoestruturais , geológicos e morfológicos das áreas remanescentes da Formação Serra dos Martins (FSM) no estado da Paraíba, especificamente no município de Areia, observados em análises de cartas topográficas e geológicas, e variáveis geomorfometricas (hipsometria; relevo sombreado e declividade). Essa Formação constitui umas das coberturas do Neógeno que perfazem a morfologia da Antéclise da Borborema. Esses testemunhos constituem um coroamento em platôs do Planalto da Borborema e Piemonte da Borborema que origina uma superfície somital com morfologia de mesetas homoclinais; sendo também caracterizada por descontinuidades decorrentes da meteorização nesses locais. A FSM tem origem na antéclise da Borborema, que se caracterizou por uma série de arqueamentos epirogenéticos lentos, que se manifestaram intensamente ao longo do Fanerozoico. Esses arqueamentos submetidos a fases de intemperismo, foram responsáveis pela formação do regolito e sedimentos correlativos dos ciclos de aplainamento e erosão que perfazem os ciclos de aplainamentos do nordeste brasileiro

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ailson de Lima Marques, Universidade Federal da Paraíba

Graduado em Geografia pela Universidade Federal de Campina Grande. Trabalho com Geografia física com ênfase em Geomorfologia; e geociências e geotecnologias com ênfase em geoprocessamento e sensoriamento remoto. Mestrado em Pedologia pela UFPB.

DEBORA COELHO MOURA, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Geografia Bacharelado pela Universidade Federal de Alagoas (1997), mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Pernambuco (2003), doutora em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Pernambuco (2008). Prof. Adjunta da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Ecologia de abelhas e da Polinização, e Comunidade abelha e plantas atuando principalmente nos seguintes temas: abelhas como bioindicador e regeneração ambiental da Caatinga.

JANAINA BARBOSA DA SILVA, É professora Adjunta na Universidade Federal de Campina Grande.

É professora Adjunta na Universidade Federal de Campina Grande na Unidade Acadêmica de Geografia na área de Cartografia, Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto. Coordenadora de Pesquisa e Extensão da Unidade Acadêmica de Geografia da UFCG. Coordenadora do Laboratório de Cartografia Digital, Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto-CADIGEOS dos cursos de Pós-graduação do Centro de Humanidades da UFCG. Líder do Grupo de pesquisa Cartografia, Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto -CAGEOS certificado no CNPQ. Possui graduação (2003), mestrado (2006) e Doutorado em Geografia (Março-2012) todos pela Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Biogeografia, Sensoriamento Remoto e Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: meio ambiente, estuário, manguezal, impactos ambientais e degradação ambiental. Atualmente é revisora dos periódicos: Revista Brasileira de Geografia Física (RBGF) e da Revista de Geografia (pós Graduação em Geografia da UFPE). Colaboradora do curso de Pós-graduação em Recursos Naturais da UFCG

Danielle Gomes da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2005), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2007) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2013). Atualmente é docente da Universidade Federal de Pernambuco e vice-líder do Grupo de Estudos do Quaternário do Nordeste do Brasil/Laboratório de Geomorfologia do Quaternário (GEQUA) da Universidade Federal de Pernambuco, onde atua como pesquisadora. Tem experiência na área de Geografia Física, com ênfase em Geomorfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Geomorfologia do Quaternário, Cartografia Geomorfológica e Geomorfologia de Ambientes Semiáridos.

Publicado

30/08/2019