Violência e Segurança Pública: Uma análise geográfica sobre os índices de homicídios em Rio Branco, AC

Autores/as

  • Jaqueline Sousa de Araújo UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA
  • Josué da Costa Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

DOI:

https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v13i31.5288

Palabras clave:

Espacialização do crime, Violência, Homicídios, Segurança Pública.

Resumen

A segurança pública é fator de maior preocupação da sociedade brasileira, liderando todos os índices de pesquisas de opinião pública. A crescente estatística de homicídios ocorridos na capital acreana, nos últimos cinco anos, evidenciam uma realidade caótica para o aumento da sensação de insegurança da população. Nessa acepção objetiva-se analisar a distribuição espacial e temporal das mortes violentas no Acre, nos anos de 2012 a 2016 e uma abordagem sobre as causas determinantes do aumento de homicídios dolosos na capital. Para tanto, a pesquisa foi desenvolvida numa abordagem hipotético-dedutiva, baseada nas informações dos órgãos que compõem o Sistema de Justiça Criminal e adotou-se a metodologia de Libault, para os raciocínios simples e elementares numa articulação lógica entre as operações de análise e tratamento de dados estatísticos em geografia, de forma que foram considerados um conjunto de variáveis que representam o comportamento desses eventos no espaço e no tempo, atinentes ao modus operandi. Como resultado, percebeu- existir um avanço exponencial das organizações criminosas no estado do Acre, refletidos principalmente na capital.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jaqueline Sousa de Araújo, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Geografia da Universidade Federal de Rondônia – PPGG/UNIR. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas, Modos de Vida e Culturas Amazônicas – GEPCULTURA. Graduada em Administração pela UnB e licenciada em História pela UFAC com especialização em Administração e Gestão pela UFAC. Integrante do Observatório de Análise Criminal Ministério Público do Estado do Acre.

Josué da Costa Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

Professor do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Geografia da Universidade Federal de Rondônia - PPGG/UNIR. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas, Modos de Vida e Culturas Amazônicas - GEPCULTURA. Pós-Doutorado em Geografia pela UEL.

Publicado

04/05/2019