Método de valoração para custos evitados aplicado ao compósito polimérico
indústria de implementos rodoviários
DOI:
https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v17i44.5196Palabras clave:
Valoração Ambiental, Fibra de vidro, Resíduos Sólidos, Logística reversaResumen
Na busca pela sustentabilidade é necessário a correta utilização dos recursos naturais a fim de atender a sociedade de hoje e do futuro. O objetivo foi demonstrar que a colaboração entre as partes de fornecimento de insumos, compradores e destinadores de resíduos pode resultar em ações ambiental e economicamente viáveis, dentro de uma cadeia produtiva. O trabalho apresenta conceitos relacionados à aplicação e análise de fatores pela metodologia de valoração ambiental de custos evitados. Estudo de caso foi em indústria de grande porte de implementos rodoviários - carrocerias para frigoríficos e tem sede na cidade de Chapecó-SC, que gera resíduos de fibras de vidro. Os resultados mostraram uma economia anual de mais de R$ 166 mil reais somente em matéria-prima e descarte do material. Conclui-se que além de promover resultados significativos de sustentabilidade ambiental e redução de custos relevantes à organização e representatividade média de faturamento de 05 furgões mensais.Descargas
Citas
AMBITRANS. Legislação da Coleta e Transporte de Resíduos. Disponível em < http://www.ambitrans.com.br/legislacao/>. Acesso em 26 de março de 2018.
ARAUJO, K. D; Mélo E.M; Pereira,T.J.A; Souza O.D; T.L.F. Fonseca, V.M. Morais, C.R.S. Carvalho, L.H. Obtenção de Compósitos de Poliéster Insaturado/ Resíduo de Fibra de Vidro Provenientes De Indústria da Paraíba. Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia em Resíduos e Desenvolvimento Sustentável Florianópolis, 2004. Disponível em: http://www.ipen.br/biblioteca/cd/ictr/2004/ARQUIVOS%20PDF/03/03-037. Acesso em: 12 de Março de 2017.
BRASIL. Lei Nº 9.605, De 12 De Fevereiro De 1998. Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências.
BRASIL. Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, e seu regulamento, Decreto Nº 7.404 de 23 de dezembro de 2010. Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
DEVOLVA. Fibra de Vidro. 2018. Disponível em: <http://www.devolva.com.br/materiais-compositos/fibra-de-vidro/>. Acesso em 26 de Março de 2018.
KEMERICH, P. D. C; Piovesan, M; Bertoletti, L. L; Altmeyer, S; Vorpagel, T. H. nº 10, p. 2112-2121. Fibras de vidro: Caracterização, Disposição Final e Impactos Ambientais Gerados. JAN-ABR, 2013. Rev. Elet. em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental. Disponível em: < https://periodicos.ufsm.br/reget/article/viewFile/7590/pdf >. Acesso em 26 de fevereiro de 2018.
MAIA, A. G.; Romeiro, A. R.; Reydon, B. P. Valoração de recursos ambientais: metodologias e recomendações. Texto para discussão. Campinas, 2004. Disponível em:
< http://www.eco.unicamp.br/publicações >. Acesso em: 26 de fevereiro de 2018.
ORTH, C. M; Baldin, N; Zanotelli, C. T. Implicações Do Processo De Fabricação Do Compósito Plástico Reforçado Com Fibra De Vidro Sobre O Meio Ambiente E A Saúde Do Trabalhador: O Caso Da Indústria Automobilística. Revista Científica Eletrônica de Engenharia de Produção. 2010. Disponível em: < https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/download/943/918 >. Acesso em 26 de fevereiro de 2018.
PINTO, K. N. C; Miranda, L. F. Processos de fabricação de plástico reforçado: poliéster reforçado com fibras de vidro. 2002. Monografia -Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
PORTUGAL, N. S; Portugal, P. S; Santos, A. C; Paiva, L. R. Contribuições da Logística Reversa Ao Método de Valoração Ambiental dos Custos Evitados: um Estudo de Caso em uma Indústria de Autopeças. 2012. Disponível em: < https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos12/41621 > Acesso em: 16 de Março de 2017.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 ACTA GEOGRÁFICA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
PORTUGUÊS A Revista ACTA Geográfica deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista ACTA Geográfica.
ENGLISH ACTA Geográfica Journal will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to ACTA Geográfica Journal.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.