ZONEAMENTO GEOAMBIENTAL DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SANTA MARIA: SUDOESTE DO RIO GRANDE DO SUL
DOI:
https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v13i33.5141Palabras clave:
Bacia Hidrográfica, análise sistêmica, geoambiental.Resumen
No âmbito da Geografia é de grande importância entender a relação sociedade/natureza, pois hoje não existe área natural que não tenha sofrido a influência humana, através dos diferentes meios de atuação antrópica sobre o meio natural. Os diagnósticos ambientais visam conhecer os mecanismos de funcionamento dos mais diversos ambientes. Os zoneamentos, ganham destaque, visto que representam estudos complexos, onde muitas variáveis são analisadas. O modelo de zoneamento para ordenação de um determinado ambiente depende dos objetivos e do tipo de indicadores e interações utilizadas na análise. Os trabalhos de caráter geoambiental, são baseados na identificação e caracterização do meio natural e/ou antropizado, visando o uso racional do espaço geográfico. O objetivo deste trabalho é analisar as variáveis que compõe o ambiente e elaborar uma proposta de zoneamento geoambiental, para a Bacia Hidrográfica do Rio Santa Maria (BHSM), definindo áreas com potencialidades e fragilidades ambientais. Através de uma análise integrada foi possível caracterizar os elementos básicos que formam o ambiente e que se refletem na fisiografia e no uso e ocupação. Com o auxílio da cartografia analítica e através da interpretação analítica-integrativa se chegou aos documentos finais, que caracterizam o Zoneamento Geoambiental. A BHRSM foi compartimentada em 07 Sistemas e 12 unidades geoambientais, no intuito de apresentar as potencialidades e suscetibilidades do ambiente. As potencialidades da BHRSM estão ligadas a produção agropecuárias, por outro lado, as suscetibilidades estão relacionadas aos danos que a produção ambientalmente incorreta ocasiona.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 ACTA GEOGRÁFICA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
PORTUGUÊS A Revista ACTA Geográfica deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista ACTA Geográfica.
ENGLISH ACTA Geográfica Journal will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to ACTA Geográfica Journal.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.