DIAGNÓSTICO AMBIENTAL DO CÓRREGO DO BÁLSAMO, IBIRITÉ – MG, POR MEIO DE UM PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO RÁPIDA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v15i39.5041

Palabras clave:

Impacto Ambiental, PAR, Qualidade Ambiental, Recursos hídricos, Uso e ocupação do solo.

Resumen

Com o objetivo de analisar a qualidade ambiental de um trecho de 1,7 km do córrego do Bálsamo (Ibirité – MG), foi empregado, entre fevereiro a outubro de 2017, em períodos chuvosos e secos, o Protocolo de Avaliação Rápida de rios proposto por Callisto e colaboradores. A área analisada apresentou quatro pontos considerados alterados e 36 pontos considerados naturais. Elevadas precipitações melhoraram o estado de conservação do córrego, conforme o resultado do Teste-t. Foi demonstrado, pelo teste Kruskal-Wallis, que as categorias de uso e ocupação do solo em torno deste curso d’água influenciaram expressivamente em sua qualidade. Ao verificar as possíveis diferenças entre estas categorias, pelo teste de Mann-Whitney, foi constatado que as residências e as atividades de agricultura ou silvicultura reduziram significativamente a qualidade ambiental do córrego do Bálsamo. Esse estudo permitiu conhecer os impactos incidentes sobre esta microbacia e assim propor medidas adequadas para a sua conservação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Paula Ribeiro dos Anjos, Centro Universitário Una.

Bacharel em Ciências Biológicas (Una).

Fernanda Carla Wasner Vasconcelos, Universidade Federal de Minas Gerais - Pós - doutoranda em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos (DESA)

Doutora em Ciências pela UFLA. Pós - doutoranda em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos (UFMG/DESA)

Daniel Negreiros, Centro Universitário Una - Professor adjunto do Curso de Ciências Biológicas

Doutor em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre pela UFMG. Professor adjunto do Curso de Ciências Biológicas (Una).

Publicado

28/01/2022

Número

Sección

Artigos