EROSÃO POR SALPICO: PADRÕES DE CHUVA E PRODUÇÃO DE SEDIMENTOS EM LATOSSOLO BRUNO
DOI:
https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v13i32.4991Palabras clave:
Chuva, Parcelas de erosão, Destacamento de partículas.Resumen
O efeito salpico resulta na ruptura dos agregados de solo quando golpeados pela gota d’água da chuva e o transporte das partículas quebradas a partir do lançamento destas, tanto na direção para baixo como para cima da encosta. Este efeito desagregador é um grande potencializador das etapas posteriores do processo erosivo. O presente estudo foi desenvolvido a partir do monitoramento de quatro parcelas de erosão durante um período de 12 meses no município de Guarapuava-PR. O objetivo foi avaliar o comportamento do salpico em relação as intensidades das chuvas, bem como a distribuição granulométrica do material removido. A precipitação total apresentou maior correlação com a perda de solo se comparada com a intensidade das chuvas. O maior percentual de material removido encontra-se entre os macroagregados.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 ACTA GEOGRÁFICA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
PORTUGUÊS A Revista ACTA Geográfica deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista ACTA Geográfica.
ENGLISH ACTA Geográfica Journal will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to ACTA Geográfica Journal.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.