REGIÃO DE INTEGRAÇÃO DOS CARAJÁS – PARÁ: UMA ANÁLISE REGIONAL
DOI:
https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v12i30.4929Palabras clave:
Desenvolvimento Regional, Carajás, Quociente Locacional, Desenvolvimento Endógeno.Resumen
Este artigo analisa a especialização econômica dos municípios que compõe a Região de Integração dos Carajás - PA no período de 2005 a 2016, utilizando como parâmetro os dados de emprego formal, obtidos na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). O indicar regional utilizado, foi o Quociente Locacional e a análise foi realizada à luz da Teoria do Desenvolvimento Endógeno. Os resultados mostraram-se coerentes com a dinâmica produtiva da região, com destaque para a relevância econômica do município de Marabá. Outro município que se sobressaiu em termos econômicos foi Parauapebas, evidenciando o caráter polarizador destes. Na Região de Integração foi verificado um padrão de crescimento econômico não condizente com o desenvolvimento endógeno.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 ACTA GEOGRÁFICA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
PORTUGUÊS A Revista ACTA Geográfica deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista ACTA Geográfica.
ENGLISH ACTA Geográfica Journal will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to ACTA Geográfica Journal.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.