Análise da dinâmica da sojicultura e bovinocultura no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v13i32.4911Palabras clave:
Deslocamento produtivo, desenvolvimento regional, geoprocessamento.Resumen
A substituição da vegetação por usos agropecuários, como a soja e pecuária bovina, vem proporcionando transformações na paisagem e alterações nos arranjos produtivos nas regiões brasileiras. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa é analisar os padrões da distribuição espaço-temporal das produções de soja e de bovino no território brasileiro e os fatores que influenciaram a dinâmica produtiva. Utilizou-se de dados da área plantada de soja e do efetivo bovino do Brasil que foram tabulados para o cálculo da dinâmica e da taxa de crescimento. Os resultados obtidos de ambos foram espacializados por meio de Sistema de Informação Geográfica. O período de investigação para a soja foi de 1990 a 2016 e para os bovinos 1974 a 2016. Os resultados permitiram verificar que os períodos de 1990 - 2003 e 1997 - 2010 foram fundamentais para a fixação das indústrias do complexo da soja e frigoríficos nos estados das regiões Sul e Sudeste, proporcionando sua consolidação como regiões produtoras, favorecendo a abertura de novas fronteiras agrícolas, em direção a região Centro-Oeste. No período 2004-2016 a crise econômica influenciou na redução da produção do setor agropecuário. Concluiu-se que os padrões de distribuição espaço-temporal das produções de soja e de bovino foram influenciados pela expansão dessas atividades no território e a soja foi determinante para o crescimento do rebanho bovino no país, principalmente na região Centro-Oeste.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 ACTA GEOGRÁFICA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
PORTUGUÊS A Revista ACTA Geográfica deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista ACTA Geográfica.
ENGLISH ACTA Geográfica Journal will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to ACTA Geográfica Journal.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.