A UTILIZAÇÃO DOS MÉTODOS DE MEDIÇÃO ACÚSTICO DOPPLER E FLUTUADOR COMO FERRAMENTA PARA MEDIÇÃO DE VAZÃO E VELOCIDADE EM CORPOS HÍDRICOS – NOTAS DE UMA EXPERIÊNCIA DE CAMPO

Autores/as

  • Thiago Oliveira dos Santos Universidade do Estado Amazonas
  • Joecila Santos da Silva
  • Gisely Pereira de Souza Ventura
  • Gabriely da Silva e Silva
  • Larissa de Jesus Oliveira Vieira

DOI:

https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v12i28.4856

Palabras clave:

Método, Vazão, Recursos hídricos, Acústico doppler, Flutuador.

Resumen

A presente comunicação visa abordar as atividades desenvolvidas durante um trabalho de campo realizado com alunos do Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (PROFÁGUA) polo UEA. As atividades desenvolvidas foram: medição de vazão em corpos hídricos utilizando o método acústico doppler e flutuador. Os respectivos corpos hídricos em questão estão localizados no balneário do Miriti no município de Manacapuru e outro no Sítio Girassol, Igarapé do Acajituba, localizado no ramal Uga-Uga, Km 28 da rodovia AM-352 no município de Novo Airão. Nesta comunicação é abordada a forma de medição de vazão utilizando os dois métodos onde o método acústico doppler é testado em um corpo hídrico de maior extensão e o método flutuador em um de menor extensão. O presente trabalho descreve as principais características dos dois métodos (acústico doppler e flutuador) e suas aplicações.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Thiago Oliveira dos Santos, Universidade do Estado Amazonas

Graduado em Geografia na modalidade Licenciatura (2016) pela Universidade do Estado Amazonas (UEA). Mestrando em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua) pela Universidade do Estado do Amazonas. Participante do Grupo de Estudos e Leituras sobre Ciências Atmosféricas e Ambientais. Tem experiência na área de docência através da participação no Programa de Iniciação a Docência (PIBID) ? (2014-2016) na área de Geografia tendo ministrado aulas, no Ensino Fundamental II (6ª a 9ª). Atua na área de Sensoriamento Remoto com ênfase em Altimetria Espacial e Recursos Hídricos. Membro do Laboratório de Recursos Hídricos e Altimetria Espacial da Amazônia (RHASA).

Publicado

24/04/2018

Número

Sección

Short Communications