OS RISCOS AMBIENTAIS RELACIONADOS AOS PROCESSOS EROSIVOS NA GEOGRAFIA ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v11iee.4773Palabras clave:
Ensino de Geografia, Riscos ambientais, Processos erosivosResumen
O cotidiano constitui uma importante referência para o trabalho com os conteúdos geográficos. E para discutir seu papel na Geografia Escolar, apresentamos neste texto algumas reflexões acerca do tema riscos ambientais, com destaque para a maneira como os processos erosivos nos solos têm sido abordados na Educação Básica. Mediante pesquisa de cunho qualitativo, realizamos revisão bibliográfica sobre conhecimentos docentes, ensino de Geografia, solos, processos erosivos e riscos e impactos ambientais, entrevistamos professores de Geografia da Rede Municipal de Educação de Goiânia e analisamos materiais pedagógico-didáticos de Geografia. Como resultado verificamos que a abordagem dos riscos associados aos processos erosivos não se configura como um dos temas centrais de análise na prática dos professores e nos materiais didáticos. Quando esse tema é abordado, encontra-se mais próximo à perspectiva dos impactos ambientais. Comumente, as abordagens reforçam um ideário midiático que culpabiliza a sociedade pelos problemas que caracterizam o quadro de degradação ambiental da atualidade, sem inserir nesse quadro a compreensão em torno dos componentes físico-naturais do espaço. Além disso, verifica-se que no ensino dos conteúdos relativos aos processos erosivos utiliza-se como escala de análise, predominantemente, a área rural, dificultando a compreensão dos estudantes acerca desses processos em áreas urbanas, espaço de vivência da maioria deles. Esses aspectos evidenciam a importância de uma sólida formação inicial e continuada dos profissionais na Educação Básica, visando favorecer o trabalho com essa temática e contribuindo, consequentemente, para a formação cidadã dos alunos.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 ACTA GEOGRÁFICA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
PORTUGUÊS A Revista ACTA Geográfica deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista ACTA Geográfica.
ENGLISH ACTA Geográfica Journal will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to ACTA Geográfica Journal.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.