LER O MUNDO PARA COMPREENDÊ-LO: INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA (IAG)
DOI:
https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v11iee.4769Palabras clave:
Alfabetização Geográfica, Indicadores, Ensino de GeografiaResumen
A presente pesquisa é fruto da investigação de mestrado, ainda em andamento, na Universidade Federal de São Paulo. Buscamos compreender e investigar o papel da alfabetização geográfica e o uso de indicadores no contexto da educação escolar. Para tanto, baseamo-nos em estudos nacionais (MARQUES, 2009; BOGO, 2010; LUNA, 2015) que permitem a reflexão sobre qual a contribuição específica da alfabetização em Geografia na formação de cidadãos que exercitem de maneira efetiva sua cidadania. Pesquisamos também estudos internacionais (LYNN & DOWNS, 1994; BENNETT, 1997; DIKMENLI 2014, entre outros) que desenvolveram indicadores para analisar os níveis de alfabetização geográfica dos educandos. Por fim, com intuito de proporcionar uma metodologia que auxilie a compreender a construção do conhecimento científico em Geografia, apresentamos nossos indicadores de alfabetização geográfica (IAG).Descargas
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