REGIÃO METROPOLITANA DO VALE DO RIO CUIABÁ: A SUA EXISTÊNCIA DEPENDE, PRINCIPALMENTE, DOS CUIDADOS COM O RIO
DOI:
https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v14i36.4593Palabras clave:
Metrópole, Metropolização, Política, RioResumen
O processo de metropolização é um assunto complexo e menos trabalhado cientificamente em relação à globalização, impondo características metropolitanas ao espaço, mudando as estruturas existentes anteriormente, independentemente desses espaços serem ou não metrópoles. A metropolização é o horizonte aberto para o consumo. Na década de 1970 o Plano Nacional de Desenvolvimento do Brasil previa grandes investimentos na região sudeste e sul, com a política industrial implementada pelo governo que acentuaria ainda mais os desequilíbrios regionais do país. O crescimento populacional, nas últimas três décadas do século XX, representa um dos elementos responsáveis pelo processo que transformou Cuiabá em uma metrópole regional. Há opiniões de que não há Região Metropolitana sem uma Metrópole. Conforme o Estatuto da Metrópole a Região Metropolitana é a aglomeração urbana que configure uma metrópole. A efetiva proteção do rio Cuiabá justificará a criação da Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá, pois a sua destruição vem sendo acelerada pela urbanização.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 ACTA GEOGRÁFICA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
PORTUGUÊS A Revista ACTA Geográfica deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista ACTA Geográfica.
ENGLISH ACTA Geográfica Journal will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to ACTA Geográfica Journal.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.