Migração feminina do meio rural: Um estudo de caso no município de Canguçu/RS

Autores/as

  • Silvana de Matos Bandeira Universidade Federal de Pelotas
  • Maria Regina Caetano Costa Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v12i28.3922

Palabras clave:

Migração feminina. Campo. Canguçu/RS

Resumen

O presente trabalho pretendeu ampliar a compreensão das causas e consequências da migração de pessoas, em especial do sexo feminino, do meio rural para a cidade de Canguçu-RS. Para tanto, utilizou-se a combinação de instrumentos de análise qualitativa e quantitativa. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com mulheres trabalhadoras urbanas, egressas do meio rural, e questionários junto a jovens rurais, buscando revelar elementos do seu contexto de vida e ambições pessoais e profissionais, no campo ou na cidade. Complementou-se o estudo com a utilização de dados do Sistema Nacional de Informações de Gênero do IBGE (2000 - 2010). Para fins de análise das intenções dos jovens, foram realizadas comparações entre os dados dos questionários, considerando as variáveis de localização nos distritos e o sexo dos jovens questionados. O estudo aponta para uma maior tendência de migração rural-urbana entre os jovens do sexo feminino, o que acentuará o processo de masculinização do campo e provavelmente afetará o dinamismo da agricultura familiar em Canguçu, em longo prazo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Silvana de Matos Bandeira, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia, Licenciatura em Letras - Espanhol e Literaturas de Língua Espanhola, Especialização em Geografia (Geografia do Brasil) pela Universidade Federal de Pelotas, especialização em Gestão Estratégica em EaD pelo Centro Universitário SENAC e Mestrado em Geografia pela FURG (Linha de Pesquisa: Análise Urbano-Regional). Atualmente é Assistente em Administração na UFPel, cursa Geografia-Bacharelado na UFPel e doutorado em Geografia na UFRGS (Linha de Pesquisa: Análise Territorial).

Maria Regina Caetano Costa, Universidade Federal de Pelotas

Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pelotas (1994), Especialista Gestão de Recursos Humanos, FAE/PR (1997); Sociologia, ISP/UFPel (2001), Mestre em Ciências pela Universidade Federal de Pelotas (2006). Doutora em Agronomia, através do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar(2011), FAEM, UFPel. Professora Adjunto l na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Atua no Curso de Geografia-ICH, é integrante do LEAA (Laboratório de Estudos Agrários e Ambientais). Integra o REA (Rede de Estudos Agrários). É colaboradora do TECSOL (Núcleo Interdisciplinar de Tecnologias Sociais e Economia Solidária). Tem experiência na área de Sociologia Rural, com ênfase em Agricultura Familiar, Extensão/ Comunicação e Juventude Rural.

Publicado

24/04/2018