ESTUDO DA ÁGUA EM GEOGRAFIA: POR UMA CONEXÃO DE PAISAGENS E TERRITÓRIOS

Autores/as

  • Leonardo Bastos Brum Universidade Federal Fluminense
  • Flavio Rodrigues do Nascimento Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v10i22.3304

Palabras clave:

Água, Paisagem, Território, Bacia Hidrográfica

Resumen

Este trabalho é uma tentativa de refletir sobre mais um caminho para estudos que são motivados pelo elemento água, que devido sua importância para a vida e a atual realidade socioeconômica carece de mais aprofundamentos. Sendo elemento central tanto na formação e evolução das paisagens quanto na organização e estrutura do território, propõe-se uma abordagem integrada a partir da interação dos saberes da paisagem e do território, como uma contribuição geográfica a temática. Sem a pretensão de esgotar o tema e sim possibilitar novas contribuições, são apresentadas possibilidades conceituais de relação entre paisagem, território e a bacia hidrográfica – unidade natural conveniente aos estudos em água – como uma possibilidade para geração de respostas ao planejamento ambiental territorial, que dê conta dessa realidade cada vez mais complexa e possa promover o melhor uso do espaço e garantir melhor qualidade de vida a população.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Leonardo Bastos Brum, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2007), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010) e atualmente é doutorando em Geografia pela Universidade Federal Fluminense. É professor de Geografia do ensino básico e superior e pesquisador do Núcleo de Estudos e Planejamento em Hidrogeografia (NEPH) - UFF. Atua em linha de pesquisa ligada a Geociências, com ênfase em Hidrologia, Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos, Geomorfologia e Meio Ambiente.

Flavio Rodrigues do Nascimento, Universidade Federal Fluminense

Graduação em Geografia pela UFC, Licenciatura e Bacharelado, Mestre (UECE) e Dr (UFF) em Geog. Professor do Dept° (Sub-chefe de Dept.) e do Programa de Pós-graduação em Geografia da UFF e pesquisador do Lab. de Geog. Física - LAGEF. Coordenador do Grupo de Pesquisa Núcleo de Pesquisa e Planejamento em Hidrogeografia (NEPH/UFF). Editor da Revista Geographia/UFF. Prof. colaborador do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará. Professor Visitante do Dept de Geografia da Univ. Eduardo Mondlane, Maputo, Moçambique e do Programa de Postgrado Multidisciplinar en Ciencias Ambientales de Universidad Autónoma de San Luis Potosí/ México. Coordenador do projeto: Fortalecimento Institucional entre Universidades Federais no Brasil e Moçambique ? desenvolvimento do Mestrado em Geografia Física, Ambiente e Ordenamento do Território da Universidade Eduardo Mondlane, Maputo.Tem experiência na área de Geografia e Geociências, com ênfase em Recursos naturais e planejamento ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão ambiental, hidrogeografia, bacia hidrográfica, semiárido, degradação ambiental e desertificação. Avaliador ad hoc da CAPES e de periódicos: Geographia (UFF), Mercator (UFF), Cuadernos de Geografía (Universidad Nac. de Colombia); Boletim Goiano (UFG); Espaço em Revista (UFG/Catalão); Entrelaçando - Rev. de Elet. de Ed. e Cultura (UFRB); Élisie - Rev. de Geografia da UEG; RA'EGA (UFPR) dentre outros. Pesquisador e articulador da Rede Center for Natural Resourses and Development, Alemanha (www.cnrd.info), envolvendo 11 Universidades de 10 países (Cologne Univesity of Aplplied Sciences - Alemanha; University Gadjah Mada/Indonésia; Tribhuvan University/Nepal; University of Jordan/Jordânia; Ain Shams University/ Egito; UFF e USP/Brasil; Pontifical Catholic University of Valparaíso/Chile; Autonomous University of San Luis Potosí/ México; University of Eduardo Mondlane/Moçambique). Pesquisador do Centro Del Agua para Zonas Áridas y Semiáridas de América Latina y el Caribe (CAZALAC, Chile) e do Programa de Cooperação Brasil-Cuba (CAPES/MES) em estudos comparativos entre o litoral do Rio de Janeiro e Havana. Enquanto resultados de trabalhos, tem obtido prêmios internacional e nacionais: - Concurso Melhor Tese de Doutorado da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Geografia/ ANPEGE- Mensão Honrosa; -Menção Especial - Concurso Experiencias Exitosas de Políticas de Gestión Ambiental Municipal para Ciudades Pequeñas y Medianas de América Latina y el Caribe, com o Projeto Vigilantes da Água no Ceará. Centro Latinoamericano para el Desarrollo Rural - RIMISP, Santiago, Chile (apoio do IDRC); -Sistema de Avaliação e Premiação por Resultados da Embrapa:- Premiação Nacional de Equipes, Categoria Parceria; e, Premiação Nacional de Equipes, Categoria Qualidade Técnica

Publicado

03/05/2016