A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A INTERPRETAÇÃO DO PATRIMÔNIO NATURAL: UMA OPORTUNIDADE PARA O PARQUE NACIONAL DOS CAMPOS GERAIS – PR
DOI:
https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v14i36.3058Palabras clave:
Educação Ambiental. Intepretação Ambiental. Painéis Interpretativos. Unidade de ConservaçãoResumen
Entende-se que os debates iniciados na década de 1970 sobre a necessidade de alterar a forma de desenvolver-se globalmente gerou a expectativa de uma conscientização entre as diversas camadas sociais a respeito do meio ambiente. Neste mesmo contexto, o período também representou um incremento quantitativo na criação de áreas protegidas, denominadas Unidades de Conservação (UC) e que em sua essência, congregam atividades de educação, pesquisa e com fins turísticos. Assim, objetiva-se com este trabalho realizar uma análise sobre a possibilidade de aliar a Intepretação Ambiental, ferramenta esta da Educação Ambiental, como um elemento subsidiário à visitação pública em um Parque Nacional, através da construção de painéis interpretativos em três locais de uso público no Parque Nacional dos Campos Gerais – PR, para que possam auxiliar os visitantes na compreensão da paisagem visualizada e contribuam a educar este turista sobre as fragilidades do meio ambiente. Para alcançar a proposta idealizada, utilizou-se de fontes bibliográficas sobre o patrimônio natural, interpretação, Unidades de Conservação, além de visitas in loco e análise de atrativos mais visitados nesta UC. Como resultados da discussão, são propostas a instalação de três painéis interpretativo, com dimensões e sugestões de texto e imagens para os mesmos. Conclui-se que a disponibilização de elementos interpretativos favorece a experiência da visitação e contribui para que o visitante perceba a importância de se criar espaços protegidos não somente para o lazer social, mas também como necessidade de preservação de ecossistemas e biomas.Descargas
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