CARACTERIZAÇÃO DA FRAGILIDADE AMBIENTAL DA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO COME ONÇA, ÁGUA CLARA/MS

Autores/as

  • Elias Rodrigues da Cunha UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
  • Vitor Matheus Bacani UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

DOI:

https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v10i22.2456

Palabras clave:

Fragilidade ambiental, Geoprocessamento, Córrego Come Onça, Água Clara.

Resumen

O presente trabalho objetivou analisar a fragilidade ambiental da bacia hidrográfica do córrego Come Onça, situado no município de Água Clara- MS. Os procedimentos técnicos científicos aplicados consistiram nas propostas que utilizam a teoria da fragilidade dos ambientes naturais. Os resultados mostraram o predomínio de níveis médios de fragilidade potencial (58,06%) e ambiental (77,46%) para área da bacia, característica explicada pela presença predominante de solos arenosos e áreas de pastagem que recentemente vem sendo substituída pela silvicultura. Conclui-se que a recente instalação de um complexo industrial de eucalipto-celulose-papel vem acelerando esse processo, exigindo estudos ambientais na região na busca de um planejamento, uso e manejo adequado do solo com utilização de práticas agrícolas conservacionistas, visando o desenvolvimento sustentável.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Elias Rodrigues da Cunha, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

Possui graduação em Geografia bacharelado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- CPAq (2012), mestrado em Geografia UFMS/CPTL (2015). Atualmente é técnico do laboratório de Geoprocessamento na UFMS/CPAq, onde participa de pesquisas nas áreas relacionadas as Geotecnologias e Geografia Física nos seguintes temas: Sensoriamento Remoto, SIG, Geoprocessamento, Geomorfologia, Bacia Hidrográfica, Perdas de Solo, Legislação Ambiental e Zoneamento Ambiental.

Vitor Matheus Bacani, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

Possui Licenciatura Plena e Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/CPTL (2005), mestrado em Geografia pela UFMS/CPAQ (2007) e doutorado em Geografia Física pela Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). É Professor Adjunto da UFMS/CPAQ e atua nos Programas de Mestrado em Geografia da UFMS dos Campi de Aquidauana e Três Lagoas. É pesquisador membro associado do LETG-Rennes-COSTEL da Université de Rennes 2, França e coordenador do Laboratório de Geoprocessamento da UFMS/CPAQ. Tem experiência nas áreas de Sensoriamento Remoto, Sistemas de Informação Geográfica, Pedologia, Zoneamento Ambiental, Ordenamento Territorial e Pantanal.

Publicado

04/05/2016