ANÁLISES E OLHARES SOBRE AS POLITICAS DE REVITALIZAÇÃO DO RIO COCÓ – FORTALEZA/CEARÁ
DOI:
https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v9i19.1855Palabras clave:
Fortaleza. Lixão. Rio Cocó. Revitalização. Direito Ambiental.Resumen
Através da Geografia e do Direito Ambiental analisamos a urbanização do rio Cocó em torno do lixão do Jangurussu, na primeira década do século XXI, avaliando os aspectos legais da sua implantação na margem esquerda do rio, relatando as legislações ambientais e urbanísticas anteriores e posteriores a sua desativação. Analisa as posturas do poder público diante da urbanização e dos problemas socioambientais existentes na área. Aborda também a importância da educação ambiental, como instrumento que pode ser utilizado na defesa do meio ambiente e fiscalização das políticas urbanas adotadas pelo município de Fortaleza e pelo Governo do Estado do Ceará, em relação a um dos principais recursos hídricos da Região Metropolitana de Fortaleza. Conclui-se a urgente necessidade de refletir sobre as questões sociais que permeiam a existência dos habitantes da área em estudo e as condições de degradação a que o rio fora submetido, agravadas pela vizinhança com o antigo lixão, visando ainda à implementação imediata de intervenções públicas e privadas que possam revitalizar o recurso hídrico e garantir a melhoria da qualidade de vida da população do local.Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2015 ACTA GEOGRÁFICA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
PORTUGUÊS A Revista ACTA Geográfica deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista ACTA Geográfica.
ENGLISH ACTA Geográfica Journal will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to ACTA Geográfica Journal.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.