PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CLIMATOLOGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: SENSAÇÕES E REPRESENTAÇÕES DO COTIDIANO (Teaching practice in climatology in the Elementary School: sensations and representations of daily life)
DOI:
https://doi.org/10.5654/acta.v0i0.1095Resumen
Este texto apresenta uma experiência de prática pedagógica em Climatologia com alunos do 4º ano do ensino fundamental. O resultado mostrou que o estudo do cotidiano, o trabalho com imagens e a representação dos lugares são recursos didáticos que podem promover uma aprendizagem mais significativa a respeito dos conceitos de tempo e clima em alunos desse nível de ensino. Palavras-chave: tempo; clima; ensino. ABSTRACT This paper presents an experience of teaching practice in Climatology with students from fourth grade of elementary school. The result showed that the study of the everyday life, working with images and representation of the places are educational resources that can promote more significant learning about the concepts of weather and climate on students on this level. Keywords: weather; climate; teaching. RESUMEN Este artículo presenta una experiencia de la práctica docente en la climatología con estudiantes de cuarto grado de la escuela primaria. El resultado mostró que el estudio de la vida cotidiana, trabajar con imágenes y la representación de los lugares son los recursos educativos que pueden promover un aprendizaje más significativo de los conceptos de tiempo y el clima de los estudiantes en este nivel. Palabras clave: tiempo; clima; enseñanza. DOI: 10.5654/actageo2012.0002.0005Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
PORTUGUÊS A Revista ACTA Geográfica deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista ACTA Geográfica.
ENGLISH ACTA Geográfica Journal will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to ACTA Geográfica Journal.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.