Crescimento urbano de Manaus (1970-2023) e o papel do Estado

breves considerações

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v19i53.8624

Keywords:

Crescimento urbano; Estado; Manaus

Abstract

Este artigo busca descrever e analisar as ações do Estado na produção do espaço na cidade de Manaus (entre 1970 a 2023). O Estado é central na produção do espaço pois regula o solo urbano por meio dos mecanismos legais (Plano Diretor, Códigos Obras/Posturas, Parcelamento do Solo Urbano, Uso e Ocupação, Delimitação da Área Urbana, entre outros) e tributários (taxas e impostos, principalmente via IPTU), além do exercício do poder de polícia (autorizações, fiscalizações e concessões) e do protagonismo do planejamento/gestão urbana. Os resultados mostraram que, em termos de moradia, notou-se a preponderância de ações do Governo do Estado, quando comparado ao ente municipal, na construção de casas populares, quase sempre com recursos do Governo Federal (programas como PROMORAR, Minha Casa Minha Vida, etc.) e/ou bancos públicos (Banco Nacional de Habitação, Caixa Econômica Federal, entre outros). Apesar disso, o déficit habitacional é contínuo e persistente constituindo-se num indicador objetivo claro da insatisfatória/insuficiente política habitacional (que contempla não somente a unidade habitacional, mas toda a gama de serviços públicos) realizada ao longo do período analisado.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Deivison Carvalho Molinari, UFAM

Doutor em Geografia (PPGEOG/UFAM, 2023). Mestre em Geografia (PPGEO/UFSC, 2007), Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas (2004) e Advogado (OAB/AM). Profissionalmente é professor do Depto. de Geografia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), atuando na área de Geografia e Ambiente, com ênfase nos seguintes temas: a) Diagnostico, recuperação e pericia em impactos ambientais; b) Elaboração de Relatórios Técnicos (EIV, PRAD, PCA, EIA-RIMA); c) Geomorfologia: ensino, mapeamento e caracterização; d) Diagnóstico e Prognóstico de áreas de Vulnerabilidade ambiental (erosão e movimento de massa); f) Levantamento socioambiental em comunidades ribeirinhas na Amazônia; e, g) Legislação Ambiental, Administrativa e Urbanística aplicada aos estudos urbanos. É membro da Rede de Pesquisadores em Geografia (Socio)Ambiental/RP-G(S)A (https://geografia-socio-ambiental.webnode.page/), Vice coordenador do Grupo de Pesquisa Governança Ambiental e Bioeconomia (UFAM) e do Grupo de Pesquisa Geografia Física da Amazônia (UFAM)

References

ALVES, A. C..; FREITAS, I. S; SANTOS, M. Q. Analise multitemporal da expansão urbana da cidade de Manaus, Amazonas, utilizando imagens de satélite. Revista Geosaberes, v. 11, nº 305-317, 2020.

BARBOSA, T. da R. Ocupações urbanas e a (re)produção das moradias populares em Manaus: estudos no bairro do Coroado e loteamento rio Piorini. Dissertação de Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia. Programa de Pos-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia. Manaus, 2009.

______. Ocupações Irregulares e a (Re)produção do Espaço Urbano da Zona Leste de Manaus (AM): da Ilegalidade do Processo a Legalidade da Questão da Moradia. Tese de Doutorado em Geografia. Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (PPGEO/UFU). Uberlândia, 2019.

BRASIL. Lei Federal nº 9985/2000 Sistema Nacional de Unidades de Conservação. Brasília, 2000.

COSTA, Daniele; OLIVEIRA, José Aldemir. Conjuntos Habitacionais e a Expansão Urbana de Manaus: filigramas do processo de construção urbana e o papel das políticas habitacionais. Revista Mercator, v. 6, nº 11, pp. 33-48, 2007.

CORRÊA, R.L. O espaço urbano. São Paulo: Ática, 1995.

______. Sobre agentes sociais, escalas e produção do espaço: um texto para discussão. IN: CARLOS, A.F.A.; SOUZA, M.L; SPOSITO, M.E.B. (Orgs.). A produção do espaço urbano: agentes e processos, escalas e desafios. São Paulo: Contexto, 2012.

FIRMINO NETO, T. B. A segregação residencial e a gestão estatal na regulação do espaço urbano: um estudo descritivo do conjunto habitacional Nova Cidade e o condomínio Ponta Negra Village. Dissertação de Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia. Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2005.

FONSECA, J.G.P. Análise introdutória do processo de ocupação urbana em Manaus e suas consequências socioambientais: o estudo de caso das comunidades São Pedro, travessa Arthur Bernardes e Bariri. Dissertação de Mestrado em Ciências Ambientais. Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia – PPGCASA. Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2008.

LIMA, M. C. de. Quando o amanhã vem ontem: a institucionalização da Região Metropolitana de Manaus e a indução ao processo de metropolização do espaço na Amazônia Ocidental. Tese de doutorado em Geografia Humana. Programa de Pós- graduação em Geografia da Universidade de São Paulo. São Paulo: USP, 2014.

MARGUTI, B.O.; COSTA, M.A.; FAVARÃO, C.B. Brasil metropolitano em foco: desafios à implementação do Estatuto da Metrópole. Brasília: IPEA, 2018.

MARQUES, J. P. C.; PINHEIRO, E. S. O desflorestamento na metrópole da Amazônia Central: Manaus/AM. Anais XV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto – SBSR/INPE, Curitiba, PR, Brasil, 2011.

MOLINARI, D.C. Vulnerabilidade Ambiental em Áreas de risco a voçorocamento em Manaus (AM). Tese (Doutorado em Geografia). Universidade Federal do Amazonas (PPGEO/UFAM). Manaus, 2023. Disponível em: https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=13811082 Acesso em 09 de maio 2025.

MOURA, L.K.F. Conjuntos Habitacionais Populares no Bairro Cidade Nova em Manaus: as Políticas Públicas Habitacionais no Período de 1980-2008. Relatório de Iniciação Cientifica. PIBIC/UFAM. Manaus, 2010.

OLIVEIRA, J. A. Manaus: as contradições de uma cidade na (da) selva. In: Brasilmar Ferreira Nunes. (Org.). Sociologia de capitais brasileiras: participação e planejamento urbano. 1ed.Brasília: Liber Livro, 2006.

______. Espaço-tempo em Manaus: a natureza das aguas na produção do espaço urbano. Espaço e Cultura, UERJ, nº. 23, p. 33-41, jan./jun. 2008.

______. Gente em Movimento: migração no contexto regional da Amazônia. IN: SILVA, Sidney Antônio da. (Org.). Migrantes em contextos urbanos: uma abordagem interdisciplinar. Manaus: EDUA/FAPEAM, 2019.

PINHEIRO, E.S.; MARTINOT, J. ; CAVALCANTE, D. G. ; MACEDO, M.A.; NASCIMENTO, A.Z.A.; MARQUES, J.P.C. Paisagem, estrutura e composição florística de um parque urbano em Manaus, Amazonas, Brasil. Rodriguesia, v. 61, p. 531-549, 2010.

PDLI/PLAMAN- Plano de Desenvolvimento Local Integrado do Município de Manaus. Governo do Amazonas. Prefeitura de Manaus. Vol. 1. Manaus, 1975.

NOGUEIRA, A.C.F.; SANSON, F.; PESSOA, K. A expansão urbana e demográfica da cidade de Manaus e seus impactos ambientais. Anais XIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, Florianópolis, Brasil, INPE, 2007.

RIBEIRO FILHO, V. A ConFigura ção da Área Central de Manaus e sua Dinâmica Recente. Tese de Doutorado em Geografia. Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGeo/UFRJ), 2004.

SANTOS, C. A. C.; LIMA, J. R.A. Análise dos Efeitos da Expansão Urbana de Manaus-AM Sobre Parâmetros Ambientais Através de Imagens de Satélite. Revista Brasileira de Geografia Física V. 06, N. 01, 2013.

VELOSO, T. Metrópole e região na Amazônia: trajetórias do planejamento e da gestão metropolitana em Belém, Manaus e São Luís. Tese de Doutorado em Ciências do Desenvolvimento Socioambiental. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (UFPA/NAEA), Belém, 2015.

Published

01/12/2025