Educação em solos

abordagens teóricas e metodológicas

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v18i49.8118

Keywords:

educação em solos, ensino de geografia, metodológica

Abstract

A educação em solos vem ganhando enfoque no ensino da educação básica, por ser o solo o elemento básico da vida das espécies vivas do planeta. É nele que a humanidade retira o seu sustento alimentar. A sua importância no contexto da natureza é eminente, ao ser importante para os nutrientes das plantas e constar em proporcionar armazenamento de água. Neste contexto, o ensino do solo torna-se necessário, assim como torná-lo atrativo para os jovens e adultos. Nesta perspectiva, o presente ensaio fornece elementos sobre a educação em solos em nível teórico, metodológico e prática, contribuindo no despertar de uma consciência ambiental voltada à temática, solo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Cleire Lima Costa Falcão, Universidade Estadual Vale do acaraú/UVA

Profa. Doutora do Curso de Geografia da Universidade Estadual do Ceará/UECE

Member of the Semiarid Research and Extension Group/RPES/CNPq

José Falcão Sobrinho, Universidade Estadual Vale do Acaraú/UVA

Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú e Professor Permanente do Programa de doutorado do PRODEMA/UFC

Leader of the Semiarid Research and Extension Group/RPES/CNPq

References

BESSE, J. O gosto do mundo exercícios de paisagem. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2014. 224p

BUORO, A. O olhar em construção: uma experiência de ensino e aprendizagem da arte na escola. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2000.

COSTA FALCAO, C.L.; FALCAO SOBRINHO, J. Material educativo sobre educação do solo: da produção acadêmica às ações de extensão na educação básica. Revista Geopauta, v. 5 n. 1, 2021.

COSTA FALCAO, C.L.; FALCAO SOBRINHO, J A utilização de recursos didáticos como auxiliares no processo de aprendizagem do solo. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS). 16 (1), 19-28, 2014.

DOKUCHAEV, V.V. 1879. Short storical description and critical analysis of the more important soils classification. Trav. Soc. Nat. St. Petersburg, 10: 64-67.

JENNY, H. 1941. Factors of soil formation. McGraw Hill, New York, 281 p.

KRASILNIKOV, P. V.; TABOR, J. A. Perspectives on utilitarian ethnopedology. Geoderma, v. 111, p. 197-215, 2003. DOI: http://dx.doi.org/10.1016/S0016-7061(02)00264-1

KLETT, M. O impulso da agricultura biodinâmica a partir da Antroposofia. Parte I e II. In: Miklós, A. A. W. (org.) A agroecologia em perspectiva. In conferência brasileira de agricultura biodinâmica. Secretária do meio ambiente. Governo do Estado de São Paulo. Documentos Ambientais. SMA/ CED. São Paulo, 1999, pp. 28-40.

LEPSCH, Igor F. Formação e conservação dos solos. São Paulo: Oficina de textos, 2002. p.147-149.

REVISTA MAMULENGO. Gráfica editora do livro Ltda, 1982. https://cbtij.org.br/1982-revista-mamulengo-11/

ROUGERIE, G. Geografia das paisagens. São Paulo: DIFEL, 1971.

RUELLAN, A. Morphologie dês sols: I’analyse structurale de la couverture pédologique.

ORSTOM, 1984.

RUELLAN, A. Pedologia e Desenvolvimento: a ciência do solo a serviço do desenvolvimento. IN: XXI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, Campinas- SP, pg. 69-74, 1988.

Published

31/12/2024