LD de Geografia e Sustentabilidade

Revendo os conteúdos programáticos à luz da teoria da complexidade

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v18i49.8097

Keywords:

Livro Didático, Complexidade, Geografía, sustentabilidade

Abstract

O Livro Didático (LD) de Geografia é uma importante ferramenta de apoio no processo de ensino aprendizagem e está sempre presente em sala de aula, sendo indispensável em diversos momentos. É nesse sentido que propor uma abordagem do LD pautada nos pressupostos da teoria da complexidade, entende-se, poderia favorecer, de forma significativa, a compreensão de um espaço geográfico interligado, conectado e, também, incerto, mas do qual se faz parte e que se pode transformar. Desta forma, o objetivo geral deste trabalho é refletir sobre a disposição dos conteúdos programáticos nos livros didáticos de Geografia sobre sustentabilidade. A discussão será feita com base em levantamentos bibliográficos e a análise de uma coleção aprovada pelo PNLD para o período de 2020 a 2023, do 6º ao 9ºano. A análise dos livros de geografia verificou que os conteúdos ainda são apresentados de forma fragmentada e muitas vezes incipiente. Com base nos dados obtidos, discute-se a necessidade de formular obras que se pautem na teoria da complexidade e em suas visões dialógica, hologramática e recursiva.

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Author Biographies

Marcela Vitória de Vasconcelos, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda em Geografia pela UFPE.

Maria do Socorro Barbosa Almeida, Universidade Federal do Piauí

Mestre em Desenvolvimento e meio ambiente (PRODEMA - UFPI)

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Published

31/12/2024