LD de Geografia e Sustentabilidade
Revendo os conteúdos programáticos à luz da teoria da complexidade
DOI:
https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v18i49.8097Keywords:
Livro Didático, Complexidade, Geografía, sustentabilidadeAbstract
O Livro Didático (LD) de Geografia é uma importante ferramenta de apoio no processo de ensino aprendizagem e está sempre presente em sala de aula, sendo indispensável em diversos momentos. É nesse sentido que propor uma abordagem do LD pautada nos pressupostos da teoria da complexidade, entende-se, poderia favorecer, de forma significativa, a compreensão de um espaço geográfico interligado, conectado e, também, incerto, mas do qual se faz parte e que se pode transformar. Desta forma, o objetivo geral deste trabalho é refletir sobre a disposição dos conteúdos programáticos nos livros didáticos de Geografia sobre sustentabilidade. A discussão será feita com base em levantamentos bibliográficos e a análise de uma coleção aprovada pelo PNLD para o período de 2020 a 2023, do 6º ao 9ºano. A análise dos livros de geografia verificou que os conteúdos ainda são apresentados de forma fragmentada e muitas vezes incipiente. Com base nos dados obtidos, discute-se a necessidade de formular obras que se pautem na teoria da complexidade e em suas visões dialógica, hologramática e recursiva.
Downloads
References
ANDREIS, A. M., CALLAI, H. C. Alicerces às aulas: princípios, conceitos e categorias geográficas. Revista Ensino de Geografia (Recife), V. 2, No. 3, 2019.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 229 p., 2011.
BRASIL. Edital de Convocação Nº 02/2020 - CGPLI. Processo de inscrição e avaliação de obras didáticas, literárias e pedagógicas para o Programa Nacional do Livro e do Material Didático - PNLD 2020. Brasília: MEC, 2020.
CASSIANO, C. C. O mercado do Livro Didático no Brasil do século XXI: a entrada do capital espanhol na Educação nacional. São Paulo: Ed. Unesp, 2013.
CASTROGIOVANNI, A. C.; GOULART, L. B. A questão do livro didático em Geografia: elementos para uma análise. In: CASTROGIOVANNI, A. C.; CALLAI, H. C.; SCHAFFER, N. O.; KAERCHER, N. A. (Orgs.). Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. 4. ed. Porto Alegre: Mediação, 2003. p. 133-171.
FENNER, R. O desafio da educação ambiental no contexto escolar. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Fronteira Sul, 2015.
KANASHIRO, Cintia Shukusawa. Livros Didáticos de Geografia: PNLD, materialidade e uso na sala de aula. Dissertação(Mestrado em Ciências da Comunicação). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008, 164f.
MACHADO, J. C. da Rosa.; TEIXEIRA, A. N. Educação, Complexidade e Autopoiesis: três operadores compreensivos para a ética da intervenção docente. Revista Competência. Porto Alegre, RS, v.5, n.1, p. 25-41, jan./jul. 2012.
MARTINS, C. L; BINOTTO, E. Educação Ambiental, Sustentabilidade e Agronegócio: uma questão dialógica. Revista Ed u c a ç ã o & Linguagem , v. 18 , n. 1 , p. 95-115, 2015.
MATURANA, H.; VARELA, F. A árvore do conhecimento. São Paulo: Editorial Psy II, 1995.
MELO, E. C. Educação para sustentabilidade e a experiência docente em cursos de administração.Dissertação (Mestrado em Administração) − Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo,2012, 178f.
MOCHIZUKI, Y.; FADEEVA, Z. Competências para o desenvolvimento sustentável e sustentabilidade importância e desafios para a EDS. Revista Interfacehs, v. 6, n. 1, abr. 2011.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2000.
MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2005
NASCIMENTO, Débora Ventura Klayn. Livros didáticos de português e literaturas: análise discursiva do edital de convocação do PNLD 2020. Revista Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, SC, v. 23, p. 1-15, 2023.
PALMA, L. C. Aprendizagem Transformadora Sustentável: integrando processos de ensino-aprendizagem, gestão e mudança para sustentabilidade nos cursos da área de gestão à luz da teoria da complexidade. Tese de Doutorado (Doutorado em Administração) - UFRGS, Porto Alegre, 2015, 300f.
SALAZAR, J. A. A. The brain in light of Edgar Morin’s paradigm of complexity. Archivos de Medicina (Col), vol. 20, no. 1, Universidad de Manizales, Colombia, 2020.
SANTOS, H. C. C; COELHO, A.L. de A. L; SILVA, A. W. P. Educação para Sustentabilidade: um olhar para o futuro. In: XX ENGEMA, 2018.
SAKOWSKI, P.A.M.; TÓVOLLI, M.H. Perspectivas da complexidade para a educação no Brasil. In: IPEA, Rio de Janeiro,2015.
TEIXEIRA, M. C.; LEITE, F.P.A. A agenda 2030 da ONU – A Educação para sustentabilidade nas instituições de ensino superior no Brasil. Revista Percurso Unicuritiba. Vol. 1, nº.38, Curitiba, 2021, p. 22-23.
VASCONCELOS, Marcela Vitória de. A Temática ambiental nos livros didáticos de geografia do ensino médio: subsídios para a educação ambiental. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2014, 128f.
VESENTINI, J. W. A questão do livro didático no ensino da Geografia: novos caminhos da Geografia. In CARLOS, A. F. A. (Org.). Caminhos da Geografia. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2007.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 ACTA GEOGRÁFICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
PORTUGUÊS A Revista ACTA Geográfica deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista ACTA Geográfica.
ENGLISH ACTA Geográfica Journal will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to ACTA Geográfica Journal.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.