Contribuição do curso de Geografia na formação de conhecimentos sobre riscos ambientais
um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v18i49.8091Keywords:
Risco, Processo perigoso, VulnerabilidadeAbstract
O trabalho discute os resultados obtidos em pesquisa sobre a presença e o tipo de abordagem do tema risco ambiental no Curso de Geografia da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) – Minas Gerais, no âmbito da graduação e da pós-graduação. A pesquisa é do gênero descritivo e documental e apresenta como fundamento teórico-conceitual os trinômios ‘risco/fenômeno/processo perigoso’ e ‘vulnerabilidade/risco/processo perigoso’. Esses conceitos e abordagem foram analisados no projeto pedagógico do curso de Geografia da UFSJ, nos 72 planos de ensino das unidades curriculares ofertadas entre 2020 e 2021 na graduação e nos 22 planos de ensino da pós-graduação em Geografia (primeira etapa da pesquisa). O estudo dos documentos considerou a metodologia da Análise de Conteúdo. Na segunda etapa, foi suscitada a concepção sobre risco ambiental entre alunos do primeiro e dos dois últimos períodos do curso de graduação em Geografia. As análises dos documentos e das respostas dos docentes e discentes possibilitam dizer que o curso de Geografia tem contribuído com a discussão do tema risco ambiental na formação dos graduandos e mestres. Constatou-se que as unidades curriculares relacionadas à Geografia física, com ênfase nos componentes físico-naturais, destacam-se quanto à abordagem direta da temática riscos, ainda que exista potencial em outros conteúdos e tipos de discussões relacionados ao trinômio ‘vulnerabilidade/risco/processo perigoso’.
Downloads
References
ALMEIDA, L. Q. Por que as cidades são vulneráveis? Revista da Casa da Geografia de Sobral, Ceará, v. 13, 2011, p. 70-82.
ÁVILA, M. R. R.; MATTEDI, M. A. Desastre e território: a produção da vulnerabilidade a desastres na cidade de Blumenau/SC. Revista Brasileira de Gestão Urbana, Curitiba, v. 2, n. 9, p. 187-202, 2017.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011
CLEMENTE, F. S. Riscos naturais, ambientais e os conteúdos similares presentes nos livros didáticos de geografia do Ensino Médio. Dissertação (Mestrado em Geografia). Universidade Federal de São João del Rei. São João del Rei/MG, Brasil, 2018. Disponível em: https://ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/ppgeog/Fernanda%20Clemente.pdf > Acesso em 28 fev. 2024.
FERREIRA, P. P. Riscos ambientais e educação nos programas de pós-graduação em geografia e educação: estudo das abordagens presentes nas pesquisas brasileiras. Dissertação (Mestrado em Geografia). Universidade Federal de São João del Rei. São João del Rei/MG, Brasil, 2019. Disponível em: https://ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/ppgeog/Patricia%20Pires%20Ferreira.pdf > Acesso em 20 fev. 2024.
FERREIRA, A. B. R.; TARÔCO, L. T.; SOUZA, C. J. de O. A concepção do risco ambiental e sua abordagem na educação básica. Caderno de Geografia, Belo Horizonte, v. 26, n. 47, p. 615-62, 2016.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2014. 200 p.
HOGAN, D. J.; MARANDOLA JÚNIOR, E. Vulnerabilidade a Perigos Naturais nos Estudos de População e Ambiente In: HOGAN, D. J. (Org.). Dinâmica populacional e mudança ambiental: cenários para o desenvolvimento brasileiro. Campinas: Núcleo de Estudos de População- Nepo/Unicamp, p. 73-86, 2007.
LOURENÇO, L.; AMARO, A. Riscos e Crises – da teoria à plena manifestação. Coimbra, 2018.
MATSUO, P. M. Muito além da chuva: práticas educativas na era dos desastres. Coimbra, Portugal: RISCOS – Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança, 2023.
MENDONÇA, F. Dualidade e dicotomia da geografia moderna: A especificidade científica e o debate recente no âmbito da geografia brasileira. RA’E GA, n. 2, v. 2, p. 153-166, 1998.
ROCHA, A. A. Risco ambiental na produção do espaço em pequenas e médias cidades: bases epistemológicas. Territorium, Coimbra, n. 27, v. 1, p. 167-173, 2020.
SAITO, S. Desastres Naturais: Conceitos Básicos. São José dos Campos: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, 2014.
SILVA, V. M. Concepção de Risco Ambiental Entre Professores de Geografia em Minas Gerais: Conhecimentos e Práticas em Sala. Dissertação (Mestrado em Geografia). Universidade Federal de São João del Rei. São João del Rei/MG, Brasil, 2017. Disponível em: https://ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/ppgeog/Veridiane.pdf > Acesso em 28 fev. 2024.
SMITH, K. Environmental hazards: assessing risk and reducing disaster. 3. ed. London: Routledge, 2001. 478 p.
SOUZA, C. J. de O. Riscos, Geografia e Educação. In: LOURENÇO, L.; MATEUS, M. (Org.). Riscos naturais, antrópicos e mistos. 1 ed. Coimbra: Universidade de Coimbra, p. 127-142, 2013. Disponível em: https://www.riscos.pt/publicacoes/outras-publicacoes/outras/riscos-naturais-antropicos-e-mistos-homenagem-ao-professor-doutor-fernando-rebelo/ > Acesso em 27 fev. 2024.
SOUZA, C. J. de O. Contribuições da Geografia para o ensino dos riscos e das suas plenas manifestações - pesquisa em cooperação técnica bilateral Brasil e Moçambique. São João del Rei: UFSJ (Pesquisa aprovada pela Assembleia Departamental, da UFSJ), 2021.
SOUZA, C. J. de O.; FERREIRA, P. P.; OLIVEIRA, J. R. de. Contribuições de pesquisas brasileiras sobre riscos, ensino de geografia e educação. In: Geografia, Riscos e Proteção Civil. Coimbra. Universidade de Coimbra, p. 495-504, 2021.
SOUZA, C. J. de O.; PEREIRA, A. O. M.; GIAROLA, L. L. Risco socioambiental e ensino de Geografia: relação teoria-prática e discussão no contexto da formação docente. In: MAGNONI JUNIOR, L. (Org.). Ensino de Geografia e a Redução do Risco de Desastres em espaço rural e urbano. 1ed. São Paulo: Centro Paula Souza, v. 3, p. 175-195, 2022.
SOUZA, C. J. de O.; SILVA, V. M. “Educação para o risco”: conhecimento e contribuição de professores de Geografia para o tema risco ambiental em escolas de Minas Gerais – Brasil. Territorium, Coimbra, n. 25, v. 2, p. 53-68, 2018.
SOUZA, L. B.; ZANELLA, M. E. Percepções de Riscos Ambientais: Teoria e Aplicações. Fortaleza: Edições UFC, 2009.
UFSJ. Projeto Pedagógico do Curso de Geografia (Bacharelado). Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). 2012. 99 p.
UFSJ. Projeto Pedagógico do Curso de Geografia (Licenciatura). Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). 2018. 72 p.
VEYRET, Y. Os riscos: O homem como agressor e vítima do meio ambiente. Tradução Dilson Ferreira da Cruz. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2013. 320 p.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 ACTA GEOGRÁFICA

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
PORTUGUÊS A Revista ACTA Geográfica deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista ACTA Geográfica.
ENGLISH ACTA Geográfica Journal will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to ACTA Geográfica Journal.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.