A Expansão e interiorização do ensino superior
a realidade dos universitários de Senador Sá, Ceará
DOI:
https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v18i49.8072Keywords:
Educação superior, Expansão e interiorização, Cidade pequena, Senador SáAbstract
Nosso estudo tem dois objetivos centrais, o primeiro, analisa como os fenômenos de expansão e interiorização do Ensino Superior, permeados das políticas afirmativas desse segmento educacional, chegam em um município pequeno do interior do Brasil, tendo como locus da pesquisa a cidade de Senador Sá no Ceará e sua interação via Ensino Superior com a cidade média de Sobral- CE. O segundo objetivo, busca averiguar como ocorre o acesso ao Ensino Superior pelos jovens de Senador Sá e os principais entraves em relação a sua permanência na Universidade. Como procedimentos metodológicos, fizemos o levantamento bibliográfico e documental, leitura de teses, dissertações, livros, análise de dados junto a órgãos do Mistério da Educação, quanto ao empírico, fizemos pesquisas de campo, aplicação de questionário, via Google formulário, tentando assim, entender de forma mais aprofundada as trajetórias dos universitários. Dentre os achados, destacamos o significativo acesso ao Ensino Superior pelos jovens de Senador Sá e a importância das políticas de democratização da educação superior, que se tornaram uma das principais alternativas de acesso e permanência nas Instituições de Ensino Superior (IES), brasileiras. Apontamos que os fenômenos de Expansão e Interiorização da educação superior tornaram-se elementos importantes no desenvolvimento dos lugares, oportunizando a geração de emprego, renda e qualificação profissional, ou seja, são potencializadores/dinamizadoras dos territórios, mas, principalmente em nosso entendimento, das culturas existentes nesses locais.
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