Análise do rompimento da barragem da UHE Barra do Braúna.

Estudo de caso - Santo Antônio de Pádua – RJ

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v19i52.7798

Keywords:

Rompimento de Barragem, Usina Hidrelétrica Barra do Braúna, Software IBER

Abstract

O número de acidentes decorrentes do rompimento de barragens é cada vez maior, principalmente quando estas se localizam nas proximidades das regiões urbanizadas. Nos últimos anos, especialmente no Brasil, muitos deles geraram tanto impactos ambientais e socioeconômicos quanto de perdas humanas. Antes dessas construções, vários estudos são realizados como meio de minimizar ou mesmo não permitir que ocorram desastres futuros. Desse modo, em virtude de uma provável catástrofe envolvendo as barragens, foi feita uma simulação hipotética da ruptura da barragem da Usina Hidrelétrica Barra do Braúna, situada no rio Pomba, tendo a cidade de Santo Antônio de Pádua-RJ como estudo de caso. Vários cenários foram simulados, onde se escolheu mostrar o pior caso entre as possíveis brechas. A fim de se obter esse objetivo, foi utilizado o software IBER, que torna possível identificar os pontos de maior criticidade do fluxo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Sânzzia de Oliveira e Souza Figueira, Universidade Federal Fluminense

Engenheira Civil, Mestre em Modelagem Computacional em Ciência e Tecnologia

Ricardo Silveira Sousa, Universidade Federal Fluminense

Bacharel em Matemática, Doutor em Ciências da Computação e Matemática Computacional

Tibério Borges Vale, Universidade Federal Fluminense

Bacharel em Física, Doutor em Ciências (com ênfase em Astrofísica)

Jader Lugon Junior, Instituto Federal Fluminense

Engenheiro Mecânico, Doutor Modelagem Computacional

Fábio Freitas Ferreira, Universidade Federal Fluminense

Licenciado em Matemática, Doutor em Modelagem Computacional

Wagner Rambaldi Telles, Universidade Federal Fluminense

Licenciado em Matemática, Doutor em Modelagem Computacional

References

CHARGEL, L. T. Avaliação do uso de modelos hidrodinâmicos, suas limitações, efeitos de escala e da representação topográfica. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, 2018. 296 f.

DARU, R. L.; SILVEIRA, R. M.; HAINOSZ, F. S.; BURAS, M. Propagação de ondas de ruptura e plano de ações emergenciais - UHE Barra do Braúna. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE RECURSOS HÍDRICOS, Bento Gonçalves (RS), 2013. Anais do XX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos. Bento Gonçalves: Associação Brasileira de Recursos Hídricos, 2013. p. 1-8.

MENDONÇA, N. S. Sustentabilidade e usos múltiplos da água da barragem Poção da Ribeira-SE. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) – Universidade Federal de Sergipe, Sergipe, 2013. 225 f.

ROSSETTI, E. K. Gestão ambiental: ecoeficiência a caminho da sustentabilidade: o caso do Segmento Moveleiro da Serra Gaúcha. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2008. 120 f.

SARTORI, R. Z. Avaliação comparativa de modelos hidrodinâmicos para previsão de inundações: um estudo de caso do município de Getúlio Vargas-RS. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental) – Universidade Federal da Fronteira do Sul, Erechim, Brasil, 2018. 148 f.

SILVA, B. M. Modelagem hidrológica e hidrodinâmica para avaliação de inundações na zona urbana de Caruaru, PE. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Pernambuco, 2019. 109 f.

SILVA, S. M. C. Planos de Bacia na Prática: Uma Análise do Planejamento dos Recursos Hídricos no Estado do Rio de Janeiro. Dissertação (Mestrado em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. 66 f.

SOUSA, F. M. L.; NETO, V. S. C.; PACHECO, W. E.; BARBOSA, S. A. Sistema nacional de informações sobre recursos hídricos: Sistematização conceitual e modelagem funcional. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE RECURSOS HÍDRICOS, Brasília (DF), 2012. Anais do XVIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos. Bento Gonçalves: Associação Brasileira de Recursos Hídricos, 2012. p. 1-20.

TSCHIEDEL, A. F. Abordagem de grande escala para simulações de cheias geradas por rompimentos de barragens de armazenamento de água. Tese (Doutorado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil, 2022. 255 f.

Published

01/12/2025