Geodiversidade e ensino de geografia
percepção de alunos e professores no processo de formação docente na UFPI
DOI:
https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v17i44.7639Keywords:
Ensino de Geografia, Geodiversidade, Formação docenteAbstract
Ao considerar a relevância dos estudos voltados ao ensino da Geografia física nas últimas décadas e o fortalecimento das discussões sobre Geodiversidade, este artigo objetiva realizar um levantamento com alunos e professores do curso de Geografia da UFPI acerca do processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de Geodiversidade. A pesquisa contribuirá com a discussão sobre o tema Geodiversidade articulada ao ensino sob a perspectiva dos componentes físico-naturais. Trata-se de uma pesquisa quali-quanti de cunho exploratória, onde se utilizou a análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados apontam que os docentes abordam de maneira interdisciplinar os conteúdos que ministram, relacionando-os com a Geodiversidade. Os discentes apontam a contribuição que a Geografia física exerce em seu percurso formativo, mas que, segundo os mesmos, necessita-se ainda de uma abordagem mais articulada para a formação de professor, e práticas que considerem a sua preparação para atuarem, posteriormente, na educação básica. Desse modo, o trabalho contribuirá com o avanço das pesquisas no que concerne à relação da Geodiversidade, formação docente e ensino de Geografia para o fortalecimento do campo à nível nacional
Downloads
References
AFONSO, A. E. Contribuições da Geografia física para o ensino e aprendizagem geográfica na educação básica. Educação geográfica em foco, v. 1, n. 2, 2018. Disponível em: http://periodicos.puc-rio.br/index.php/revistaeducacaogeograficaemfoco/article/view/812. Acesso em: 01 dez. 2022.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: edições, 2011.
BRITO, D. G. A geografia física (?) na formação inicial de professores: um estudo de caso no curso de licenciatura em geografia da UEPB, Campina Grande-PB. 2021. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, 2021.
MELO, R. D. et al. Geodiversidade e o ensino de ciências: uma proposta para a educação infantil. Revista de Educação, Ciência e Tecnologia. v. 9, n. 1, 2020. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3646. Acesso em: 02 dez. 2022.
MORAIS, E. M. B. Conhecimentos docentes, formação inicial e componentes físico-naturais do espaço na Geografia escolar. Para onde!?, v. 12, n. 2, 2019. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/paraonde/article/view/97582. Acesso em: 13 dez. 2022.
MORAIS, E. M. B.; ASCENÇÃO, V. O. R. Uma questão além da semântica: investigando e demarcando concepções sobre os componentes físico-naturais no Ensino de Geografia. Boletim Goiano de Geografia, v. 41, n. 1, 2021. Disponível em: https://revistas.ufg.br/bgg/article/view/65814. Acesso em: 01 dez. 2022.
MORAIS, M. B. O ensino das temáticas físico-naturais na Geografia escolar. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Geografia Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.
SILVA, C. R. et al. Aplicações múltiplas do conhecimento da geodiversidade. In.: SILVA, C.R. (Org.). Geodiversidade do Brasil: conhecer o passado, para entender o presente e prever o futuro. Rio de Janeiro: CPRM, 2008.
SILVEIRA, D. T.; CÓRDOVA, F. P. A pesquisa científica. In. GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. (orgs.). Métodos de pesquisa. UFRGS: Porto Alegre, 2009.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 ACTA GEOGRÁFICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
PORTUGUÊS A Revista ACTA Geográfica deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista ACTA Geográfica.
ENGLISH ACTA Geográfica Journal will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to ACTA Geográfica Journal.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.