ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: IMPORTÂNCIA E DESAFIOS (Literacy cartographic in teaching Geography in the early years of Elementary School: importance and challenges)
DOI:
https://doi.org/10.5654/acta.v7i14.717Abstract
Esse trabalho tem como objetivo expor a importância da alfabetização cartográfica nos anos iniciais do Ensino Fundamental, bem como os benefícios que ela traz para o desenvolvimento cognitivo da criança. Buscamos também, esclarecer aos professores a importância de ensinar cartografia para que os alunos tenham maior domínio dos conteúdos nos anos seguintes assim como seu maior desenvolvimento na sociedade. Paralelamente, mostramos por meio de gráficos como as escolas relacionam o ensino da Geografia com a Cartografia e se os professores estão preparados para o ensino da mesma. Por fim, apontamos a necessidade de se trabalhar com afinco os conteúdos cartográficos nos anos iniciais do Ensino Fundamental, para desenvolvimento pleno da criança, além das dificuldades enfrentadas para seu ensino em salas de aula e a falta de base da maioria dos professores dos anos iniciais. Palavras-chave: criança; Geografia; cartografia; Ensino Fundamental. ABSTRACT That study has objective to expose the importance of cartographic literacy in the early years of Elementary School as well as the benefits it brings to the child’s cognitive development. It also seeks, to explain to teachers the importance of teaching cartographic for that students have greater content area in the next years, as well as, more development in society. Finally, point for the necessity to work hard contents cartographic in the early years of Elementary School for the full development of the child, the difficulties facing for your teaching in the classrooms, as well the failure of basis of the most teachers of early years. Keywords: child; Geography; cartographic; Elementary School. RESUMEN Ese trabajo tiene como objetivo exponer la importancia de la alfabetización cartográfica en los años iniciales de la Enseñanza Basica, bien como los beneficios que ella tras para el desarrollo cognitivo de niño. Buscamos también, esclarecer a los profesores la importancia de enseñar cartografía para que los alumnos tengan mayor dominio de los contenidos de los años siguientes así como, su mayor desarrollo en la sociedad. Paralelamente, mostramos por medio de gráficos como las escuelas relacionan la enseñanza de la geografía con la cartografía, y se los profesores están preparados para la enseñanza de la misma. Por fin, apuntaremos la necesidad de se trabajar con ahínco contenidos cartográficos en los años iniciales de la Enseñanza Basica para el pleno desarollo del niño, las dificultades enfrentadas para su enseñanza en las clases, y la ausencia del apoyo de la mayoría de los profesores de los años iniciales. Palabras clave: niño; Geografía; cartografía; Enseñanza Basica. DOI: 10.5654/actageo2013.0714.0010Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
PORTUGUÊS A Revista ACTA Geográfica deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista ACTA Geográfica.
ENGLISH ACTA Geográfica Journal will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to ACTA Geográfica Journal.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.